SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: UMA ANÁLISE DA PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DA EEFM DR. GENTIL BARREIRA, EM FORTALEZA.

Autores

  • Ariane Batista Veras da Silva
  • Ilana Ellen Mesquita Ávila
  • Francisco Willams Ribeiro Lopes

Resumo

Com o atual contexto pandêmico e a suspensão das aulas presenciais, o ensino remoto se tornou realidade em todas as escolas brasileiras. Tendo em vista os desafios que o novo formato trouxe à comunidade escolar e a urgência do debate acerca do adoecimento mental, este trabalho se dedica a analisar e compreender como o ensino remoto atingiu a saúde mental e o processo de aprendizagem dos alunos do ensino médio da EEFM Dr. Gentil Barreira, situada no bairro Conjunto Ceará I, em Fortaleza. Esta pesquisa se originou na disciplina Prática de Trabalho Docente III, do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Federal do Ceará. O trabalho realizado na disciplina foi uma investigação a respeito da experiência dos estudantes do ensino médio com o ensino remoto. Utilizamos um questionário on-line, por meio da Plataforma Google Formulários, com as turmas de 2° e 3° anos que acompanhamos durante o estágio docente. O questionário ficou disponível durante doze dias, no mês de agosto de 2021, e apresentava perguntas que visavam entender as vivências estudantis com foco na perspectiva dos estudantes em relação à saúde mental e os efeitos sobre o processo de aprendizagem. Essa questão foi apresentada de forma aberta para os estudantes expressarem suas opiniões e, considerando o estigma relacionado ao assunto, não foi exigida a identificação. Concluímos a partir da análise dos resultados que, com a emergência do ensino remoto, os estudantes majoritariamente afirmaram que tiveram sua saúde mental agravada com sintomas psicossomáticos que também afetaram a saúde física. O alto nível de ansiedade aparece expressivamente na pesquisa, gerando baixa concentração nos estudos, autocobrança de aprendizagem conteudística e, principalmente, o receio da não aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Constata-se, assim, a necessidade de abordar a temática em sala de aula, tornando-se uma das consequências mais desafiadoras para a Escola e que excederá ao contexto remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes