TRILHA VIRTUAL PELO ESTUÁRIO DO RIO PACOTI: UMA ALTERNATIVA DE AULA DE CAMPO NO CENÁRIO PANDÊMICO ATUAL

Autores

  • Mayra Klyvia Rodrigues Carneiro
  • Ariana Mendes Camurça
  • Raphael Alves Feitosa

Resumo

Fomos surpreendidos por uma situação para a qual ninguém havia se preparado, onde se fez necessário o surgimento de práticas de ensino aplicáveis para o contexto em que estamos, atualmente, inseridos. As aulas de campo são uma excelente atividade para enriquecer os conteúdos abordados em sala de aula e contribuir para a associação entre teoria e prática. Contudo, no cenário atual, as aulas de campo presenciais se tornaram uma alternativa inviável e, por essa razão, foi necessário encontrarmos atividades que pudessem exercer um papel semelhante, porém sem colocar em risco a saúde dos alunos e, dessa forma, as trilhas virtuais surgiram. As trilhas virtuais podem ser realizadas de forma online e são uma atividade que costuma conquistar os alunos, visto que são algo fora da rotina escolar. Assim, o objetivo do presente trabalho é relatar as vivências corridas em uma atividade pedagógica. Os alunos da eletiva de Biologia estão estudando o assunto Biomas Brasileiros, características e degradação, então, como uma forma de contribuir com esse conteúdo visto nas aulas, elaboramos um material todo adaptado para o ambiente virtual que visa proporcionar um contato, não mais físico e presencial, mas ainda individual, com a natureza . A apresentação do material se dá por meio da plataforma virtual Google Meet e tem a duração de, aproximadamente, 1 hora e 20 minutos. No percurso virtual vamos percorrendo os principais pontos da trilha do Estuário do Rio Pacoti, que fica localizada no distrito de Eusébio/CE, debatendo acerca de problemáticas ambientais e fazendo links com o conteúdo de biomas brasileiros. A trilha virtual pelo Estuário do Rio Pacoti é um apanhado de vídeos, áudios de vocalizações de animais, fotografias da natureza e registros dos seus fenômenos físicos que tem como objetivo apresentar uma área muito rica em biodiversidade e proporcionar uma atividade não-disciplinar que auxilie os alunos a conhecerem um pouco mais sobre a mata de tabuleiro e o manguezal.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes