UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DA DISCIPLINA ANTROPOLOGIA I DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS NOTURNO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Autores

  • Marcio Henrique Alves Roberto
  • Antonio George Lopes Paulino

Resumo

Este trabalho é um relato da experiência da monitoria da disciplina de Antropologia I do curso de ciências sociais da Universidade Federal do Ceará e tem como objetivo identificar o papel da utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem. Fundamentado nos constructos da educação no cenário da pandemia COVID-19 e na utilização das TICs, o trabalho teve como procedimento metodológico o relato de experiência do monitor que se fez presente na disciplina como pesquisador-participante e coletou as informações por meio de observação. Gusso et al (2020) chamam atenção para a distinção entre educação a distância (EaD) e ensino remoto emergencial no que tange à adaptação dos métodos e às dificuldades enfrentadas por professores e alunos. No entanto, Oliveira Brito (2020) afirma que a utilização das TICs pode tornar mais efetivo o aprendizado no ensino remoto. No decorrer do semestre, foram utilizadas as ferramentas Google Sala de Aula e Google Meet para que fossem compartilhados os materiais de apoio, apresentações e textos, e as aulas síncronas gravadas e postadas na plataforma. Na conclusão da disciplina foi proposta pelo professor uma autoavaliação pelos alunos e o recolhimento dos feedbacks. Sobre esta experiência, o principal retorno positivo foi quanto à disponibilidade das aulas gravadas, possibilitando revê-las, amenizando assim as adversidades enfrentadas na sistemática de estudos no contexto pandêmico. Os resultados da observação circunscrevem o registro de experiências da prática docente no ensino superior e o desenvolvimento de técnicas para a construção da relação ensino-aprendizagem, contribuindo, dessa forma, para o aprofundamento acadêmico do tema, para a gestão educacional e didática e para a ampliação do debate acerca do ensino EaD.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes