USO DE JOGOS NO SOFTWARE GOOGLE FORMS COMO METODOLOGIA ATIVA NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Antonio Jeferson Lima Magalhaes
  • Cristina de Sousa da Silva
  • Danyelle Nilin Goncalves

Resumo

No presente cenário em que predomina o ensino remoto e sua transição para o ensino híbrido, o uso de diferentes abordagens pedagógicas é um ponto crucial para a promoção de um bom aprendizado (GOMES;2020).Sendo assim, os jogos apresentam-se como um recurso importante para professores e alunos, visto que, a partir desta ferramenta torna-se possível romper com os traços tradicionais do ensino, trazendo dinamismo, criatividade e desnaturalização para o processo de aprendizagem significativa. Assim, objetiva-se relatar a experiência do uso de jogos digitais baseados em situações-problema, como metodologia ativa no ensino de sociologia do ensino médio, no que se refere a temática, fatos sociais. Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização de jogos no software Google Forms, como estratégia para a fixação de conteúdos nas turmas do ensino médio de uma escola no interior do Ceará. Os jogos foram apresentados à turma e eram compostos por 7 questões, com situações-problema abordadas nas aulas, que variavam em questões de múltipla escolha (verdadeiras ou falsas). Ao selecionar a resposta- certa ou errada- eram direcionados para um feedback contendo mais detalhes sobre o enunciado ou para uma breve discussão que despertasse a atenção do aluno para que havia errado. Ademais, o discente, ainda, poderia retornar para as questões anteriores até que conseguisse fixar o conteúdo. Um dos pontos positivos dessa metodologia foi a possibilidade de mesclar imagens, vídeos e áudios, que proporcionam uma maior gama de estímulos e a partir daí obter um feedback referente a participação e o índice de erros e acertos dos alunos, possibilitando um acompanhamento mais aprofundado em relação ao desenvolvimento do aluno. Uma limitação percebida foi o software só funcionar conectado à internet. Apesar da limitação, os jogos se mostraram como uma metodologia ativa eficaz em facilitar a fixação e revisão de conteúdos, flexibilizando o aprendizado nesse cenário remoto.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes