VIVENCIAS E APRENDIZAGENS NA RESIDENCIA PEGAGOGICA DE ESPANHOL EM MEIO A UMA PANDEMIA: RELATO DE EXPERIENCIA

Autores

  • Andreia Machado Nogueira
  • Maria Valdenia Falcao do Nascimento

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal relatar a experiência vivida no projeto Residência Pedagógica (RP), de Espanhol, nos anos de 2020 a 2021, ocorrida na UFC e na escola-campo EEEM Paulo IV. O referido projeto tem como principal objeto inserir o aluno da graduação no ambiente escolar e suas vivencias, possibilitando ao aluno em formação inicial a experiência em diferentes práticas docentes como, por exemplo, elaboração de materiais didáticos, observação diagnóstica, regência em sala e a aplicação de projetos de intervenção pedagógica. Durante nossa participação como residentes todas as atividades desempenhadas foram registradas em documentos como relatórios parciais, diários de campo e frequências. As atividades relatadas contaram com a orientação e supervisão das professoras orientadoras. Como fundamentação teórica das atividades realizadas destacamos os estudos de Zabala (1998), Baralo (2004), Almeida Filho (1998) entre outros. Surpreendidos por uma situação atípica, devido à pandemia da COVID-19 que ocorreu em todo o mundo, tivemos que optar por aulas remotas durante toda a nossa jornada dentro do projeto RP. O empenho da equipe de residentes juntamente com a professora preceptora e professora orientadora, resultou em uma ótima recepção dos alunos que participaram das atividades propostas na escola-campo, proporcionando uma relevante troca de conhecimentos e experiências que causou mudanças positivas no ambiente escolar. Nesse contexto, observamos que o rendimento e participação dos alunos na escola-campo cresceram durante as atividades de sala de aula. Como resultado das ações empreendidas, destacamos a importância de fomentar o debate e a exposição dos resultados da bolsa proporcionada pela CAPES, justificando assim a sua qualidade e relevância dentro da nossa sociedade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XV Encontro de Práticas Docentes