AMPLIANDO PRÁTICAS E SABERES DA PSICOLOGIA ATRAVÉS DO ESTÁGIO CURRICULAR: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADOS COM A ONG FÁBRICA DE IMAGENS NO MODELO VIRTUAL

Autores

  • Flavio Gabriel Alves do Amaral
  • Christiane Ribeiro Gonçalves Monte Rocha
  • Erica Atem Goncalves de Araujo Costa

Resumo

A atuação da Psicologia, que já foi restrita às quatro paredes do consultório, pode ser mais ampla e diversa do que podemos primeiramente pensar, assim como se mostra necessária a atualização dos dispositivos e da prática clínica para abarcar as demandas e mudanças das sociedades contemporâneas. É pensando nisso que o presente trabalho se propõe a apresentar os aprendizados construídos no estágio curricular realizado com a organização não-governamental (ONG) “Fábrica de Imagens - ações educativas em cidadania e gênero” de modo virtual durante o período pandêmico. Esse panorama mostrou-se complexo justamente por exigir novas formas de inserção e novas perspectivas, constante análise sobre o espaço da Psicologia e do estágio no campo e também análise sobre os compromissos éticos e políticos do estagiário nesse modelo e território. A Fábrica de Imagens com seu modelo institucional, seu público-alvo amplo, suas relações interpessoais e suas inúmeras atividades - que variam de composições científicas, políticas e culturais nos temas de gênero e direitos humanos através da perspectiva decolonial -, gera um vasto campo de aprendizagem para o estudante de Psicologia que através do estágio curricular pôde ser explorado. Assim, ao terem-se grandes questões produzidas durante o estágio, são suas resoluções, ou tentativas de resolução, que apontarão para uma futura prática profissional cada vez mais atualizada, competente e ética.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Estágios