AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO FORMATO VIRTUAL EMERGENCIAL

Autores

  • Dargylla Gomes Ribeiro
  • Josefa Jackline Rabelo

Resumo

Com o isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19, as instituições de ensino de todo o país têm realizado suas atividades através de plataformas digitais. O componente curricular de Estágio I no Ensino Fundamental do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará (UFC), quando realizado presencialmente, consiste em uma série de atividades supervisionadas desenvolvidas por estudantes que têm a oportunidade de observar e participar da rotina de turmas das séries iniciais do ensino fundamental em instituições públicas. Essas atividades, juntamente com as socializações e reflexões a partir dos conhecimentos adquiridos com base nas discussões dos aportes teóricos realizadas na universidade durante os semestres anteriores, são o que nos tornam capacitados para uma futura atuação profissional dentro de sala de aula ou dentro de outros espaços escolares e não-escolares. No entanto, esse formato teve de ser adaptado, uma vez que tais atividades presenciais não vêm sendo realizadas há mais de 17 meses. Durante o semestre letivo de 2021.1 na UFC, esse componente foi realizado de forma virtual pelo terceiro semestre seguido, a partir da observação online de uma turma de 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal localizada no bairro Vila União na cidade de Fortaleza. As estagiárias realizaram atividades de análise documental, exame de legislação e observação colaborativa das interações entre as professoras e os alunos, mediadas por seus responsáveis, que ocorreram em um grupo de Whatsapp destinado à postagem dos arquivos de atividades e explicações dos conteúdos. Durante o acompanhamento pedagógico do processo educativo da referida turma, pudemos perceber que, apesar das limitações, registra-se o imenso compromisso dos educadores para que o trabalho docente permaneça ativo não apenas no que diz respeito às atividades, mas também na manutenção de vínculos com as famílias no sentido de conscientização coletiva sobre o momento de pandemia que vivemos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Estágios