DIANTE DAS URGÊNCIAS SUBJETIVAS: ESTÁGIO NO PLANTÃO PSICOLÓGICO EM MODO REMOTO E NA PERSPECTIVA DA PSICANÁLISE

Autores

  • Caio Lucas do Carmo Prado
  • Vladia Jamile dos Santos Juca

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar uma experiência da disciplina Estágio I: Processos Clínicos e Atenção à Saúde, do curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), que propôs atividades, no semestre letivo 2021.1, em modo remoto, de acolhimento e escuta psicológica de caráter emergencial, ofertadas ao público maior de 18 anos e residente do Ceará, pelo Plantão Psicológico, através da Clínica Escola de Psicologia da UFC. As ações realizadas foram: atendimentos psicológicos, realizados semanalmente, cujo foco foi escutar e acolher as urgências subjetivas; registro do resumo de cada atendimento para elaboração do manejo clínico e acompanhamento longitudinal do processo de cuidado; supervisões semanais individuais e em grupo com a discussão dos casos atendidos para que se pudesse avaliar os atendimentos, acompanhar o desenrolar dos casos e conceber possibilidades de manejo; e encontros formativos, que efetuaram-se de acordo com o que era suscitado nas supervisões e tomando como base um cronograma que contemplasse discussões importantes com intuito de confeccionar uma fundamentação teórico-metodológica sob orientação psicanalítica. No plantão psicológico, a psicanálise permite dar vazão ao discurso do sujeito, de modo a proporcionar que possa narrar sua própria história, estabelecendo nexos semânticos e reconhecendo o que há de emergente no seu sofrimento, evidenciando sua demanda, bem como suas redes de apoio, e possibilitando o desejo de saber mais sobre si através da retificação subjetiva, que consiste na identificação inicial da posição do sujeito em relação a sua realidade, isto é, como lida com seus sintomas e quais sentidos lhes atribui. Desse modo, foi possível experimentar, as potências e desafios dessa articulação de Plantão Psicológico em modo remoto, na perspectiva da Psicanálise, a partir da possibilidade de contribuir na produção de sujeitos capazes de historicizar o sofrimento, elaborar suas dores e ensaiar a construção de novos possíveis.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Estágios