ESTAGIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA IMERSÃO REMOTA

Autores

  • Regina Lucia Alves Pereira Uchoa
  • Georgia Albuquerque de Toledo Pinto

Resumo

O presente trabalho apresenta a prática pedagógica do componente curricular: Estágio na Educação Infantil do curso de Pedagogia diurno da Universidade Federal do Ceará/UFC. As atividades tiveram início em 12 de maio de 2021 e término em 27 de agosto do corrente ano. O objetivo do estágio é a imersão no CEI de forma a proporcionar aos estagiários a possibilidade de observar, planejar, executar, registrar e avaliar atividades que estavam acontecendo na Educação Infantil. Este relato trata do acompanhamento do Infantil III de um Centro de Educação Infantil no município de Maranguape-Ce. A imersão na escola ocorreu na modalidade remoto emergencial, devido à Pandemia, e as interações ocorriam via WhatsApp e plataforma google Meet. De forma que foi possível acompanhar desde o planejamento das atividades escolares quanto o Plano de Retorno às Atividades Presenciais. No que se refere às atividades das crianças, durante o mês de junho, trabalhou-se a temática “Meio Ambiente”. Além de acompanhar a participação das crianças nas atividades propostas pelas professoras, através das devolutivas que eram postadas no grupo pelas professoras, foi possível ainda, planejar atividades para as crianças vislumbrando a perspectiva do retorno inicialmente de forma remota, porém já na expectativa de um retorno presencial. Pode se dizer que o CEI buscou cumprir a proposição de seu PPP – Projeto Político Pedagógico no que refere à participação das famílias como membro da comunidade escolar, visando sempre a interação família-escola como fator determinante na busca do melhor desenvolvimento das crianças. Considera-se, portanto, que o objetivo a que se propôs o Estágio dentro das limitações impostas pela pandemia Covi-19, foi alcançado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Estágios