PERCEPÇÃO DE ESTÁGIO EM SECRETARIADO EXECUTIVO DESENVOLVIDO NO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – UNIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Autores

  • Ana Beatriz Magalhaes Carvalho
  • Conceição de Maria Pinheiro Barros
  • Joelma Soares da Silva

Resumo

A inserção do estudante no mercado de trabalho enquanto estagiário é tida como ato educativo escolar supervisionado, pois está voltado ao aprendizado de competências da atividade profissional em estudo na academia. Durante estágio em Secretariado Executivo realizado na Equipe de Compras da Gerência de Recursos Materiais (GRM), da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Unidade Estadual do Ceará, entre julho de 2019 e junho de 2021, foram desenvolvidas atividades próprias da área de Compras, tais como: a) utilização de sistemas institucionais e governamentais de gerenciamento de aquisições e contratações; b) manuseio de notas fiscais e recibos, além da recorrente redação de ofícios, autorizações de despesa, entre outros documentos; c) utilização de sistemas externos para cotações de preço, concessão de vale-transporte, gerenciamento de abastecimento e manutenção da frota da Unidade; d) alimentação de planilhas para acompanhamento de processos, pagamentos e retenções tributárias; e e) cadastro e pagamento de documentos fiscais, assim como registro de entrega de bens móveis e encerramento de serviços prestados. Quanto aos desafios enfrentados no estágio, ressaltam-se o não acompanhamento dos estagiários por parte do Setor de Recursos Humanos (RH); além de ruídos de comunicação dentro da própria GRM, que em alguns casos não repassava informações essenciais ao desempenho de atividades da Equipe. Acerca das contribuições ao aprendizado, tem-se a aplicação de conteúdos aprendidos na Universidade, como competências secretariais em redação e gestão documental. Por fim, percebe-se que a ausência de assistência dos estagiários pelo RH da concedente influencia, inclusive, no sentimento de não pertencimento e identificação com a cultura do órgão ainda que na condição de estagiários, interferindo na (des)motivação dos mesmos em solicitar apoio ao RH quando necessário, fruto da percepção de distanciamento deste para com os estagiários.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Estágios