RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NA EMPRESA PIMENTÁ

Autores

  • Allana Maisa de Souza Porto
  • Joelma Damasceno de Matos

Resumo

Este resumo surgiu do relatório que faz parte dos instrumentos de avaliação da atividade de Estágio Supervisionado Não Obrigatório, do curso de Design-Moda, do Instituto de Cultura e Arte (ICA), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O objetivo principal foi a demonstração do conhecimento acadêmico e desenvolvimento profissional ao aplicá-los na realidade de uma empresa, no setor de criação de moda, o desenvolvimento de coleção e como ele acontece na empresa Pimentá, marca de moda feminina localizada em Fortaleza-CE. Assim, registra a importância de se ter a experiência de um estágio para a formação profissional e acadêmica. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, pelas leituras de autores, e de campo, pois foram experiências que aconteceram no estágio. O embasamento foi realizado a partir de como são criadas as coleções e da identidade de marcas de moda, através dos pensamentos dos autores Doris Treptow (2013) e Dário Caldas (2004). O designer de moda precisa desenvolver múltiplas habilidades, para que possa trazer inovação e desenvolver uma comunicação eficiente uma coleção. No estágio foram executadas tarefas como: pesquisa de tendências, escolha de tecidos, briefing de estampas, definição de tema, ficha técnica, criação de planilhas, acompanhamento de corpo de prova, pedido de insumos e elaboração de cartelas de tecidos. Em cada coleção há um tema bem definido e tudo é desenvolvido para comunicá-lo, da estampa à campanha de marketing, havendo sempre coerência com o que a marca é, sendo a Pimentá conhecida por comunicar muitas cores e afetividade. Para o desenvolvimento das atividades, a estagiária precisou ter o conhecimento de disciplinas de diferentes áreas ofertadas no curso. Assim, toda a bagagem adquirida ao longo dos semestres foram fundamentais para a execução das atividades, comprovando a necessidade multidisciplinar do designer de moda e visão industrial e subjetiva, para que a coleção consiga comunicar a identidade da marca.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Estágios