VIVÊNCIA DE ESTÁGIO CURRICULAR HOSPITALAR APÓS CONTEÚDOS TEÓRICOS E PRÁTICOS REMOTOS DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Sthefani Damasceno de Oliveira Tostes Pereira
  • Maria Isis Freire de Aguiar

Resumo

Introdução: O estágio de Enfermagem é fundamental para a consolidação dos conteúdos teóricos/práticos, além de contribuir para o desenvolvimento de habilidades, competências e o reconhecimento do espaço profissional. Objetivo: relatar a experiência de uma acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, em estágio obrigatório da disciplina de Enfermagem no processo de cuidar do adulto em situações clínicas e cirúrgicas, na UTI Pós-operatória do Hospital Universitário Walter Cantídio, em Agosto de 2021. Houve a realização e desenvolvimento de técnicas assistenciais, conhecimento da rotina intra-hospitalar pós-operatória e de cuidados de enfermagem a pacientes de alta complexidade. Realizou-se prática de técnicas assépticas para a limpeza e troca de curativos em lesões pós-operatórias, retirada de drenos, avaliação física dos pacientes, monitorização dos parâmetros e evolução de enfermagem, assim como observação da prática de montagem de ventilador mecânico e banho no leito. Devido às aulas teóricas da disciplina terem sido realizadas de forma virtual e as práticas da Semiologia e Laboratório de habilidades, disciplinas de fundamental importância para o ensino do manejo do cuidado ao paciente, terem sido remotas e com medidas rígidas de prevenção da infecção do Coronavírus, associada ainda o longo período entre os conteúdos de tais disciplinas até a estágio, gerou-se insegurança e apreensão na realização das atividades. Contudo, o apoio da docente em repassar as técnicas durante as atividades, a observação da prática do serviço e a boa receptividade dos profissionais favoreceram o desenvolvimento com êxito no campo de estágio. Ademais, entende-se como de importância a revisão de conteúdos práticos antes do estágio, devido ao longo período de tempo sem o treinamento, a fim de dar mais segurança para o aluno.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

V Encontro de Estágios