AS GARRAS DO LEOPARDO - NARRATIVA NEGRA E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Autores

  • Maria do Socorro Oliveira Da Silva
  • Paula Caroline Menezes Rodrigues
  • Sara Gomes da Silva
  • Vitória Kassandra da Silva Elias
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

A urgência em combater o racismo estrutural reproduzido na sociedade é a mola propulsora para a criação de alternativas que contribuam para uma educação antirracista. Nesse sentido, o Projeto Dandara - Narrativas Antirracistas para a Infância, tem o objetivo de refletir sobre histórias e contos africanos até então marginalizados ou invisibilizados para o combate ao racismo no cotidiano escolar, favorecendo a desconstrução do pensamento vigente que supervaloriza a escrita, as conquistas, a história branca e europeia. Dessa forma, considerando a contação de histórias uma ferramenta lúdica para sensibilizar, salvaguardar a memória de diferentes povos e promover o respeito à diversidade étnico-racial, as bolsistas deste projeto apresentam a obra "As Garras do Leopardo" dos escritores Chinua Achebe e John Iroaganachi, um conto político que traz de forma alegórica um dos momentos mais difíceis e complicados da Nigéria, a guerra de Biafra. Assim, trabalhar essa literatura, contribui para a construção afirmativa da identidade racial e a valorização da contribuição cultural africana, tendo em vista a importância de se discutir aspectos culturais e históricos deste continente no Brasil. Em suma, o público-alvo do projeto são alunos das escolas e creches municipais que frequentam a brinquedoteca da Faculdade de Educação e professores da rede municipal. Tal projeto tem duas frentes: a primeira é a construção de narrativas orais de histórias com um viés antirracista para a primeira infância. E a outra é uma série de formações sobre a técnica de contação de histórias para professores em formação do curso de Pedagogia da FACED e professores da rede municipal de Fortaleza. Como referencial teórico, o Ensino Antirracista na Educação Básica: da Formação de Professores às Práticas Escolares (REIS, 2021), entre outras autoras negras, orientaram os estudos formativos das oito bolsistas durante todo o semestre 2021.1. Agradecemos fortemente, todo apoio recebido da SECULT ARTE/UFC.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Cultura Artística Online