CRIAÇÃO DE VÍDEOS PARA A DIFUSÃO DA CULTURA HISPÂNICA E SUA DIVERSIDADE

Autores

  • Amanda Maria de Mesquita Soares
  • Hemanoel Mariano Sousa e Silva

Resumo

O projeto em questão pretende difundir a cultura hispânica por meio da criação de materiais audiovisuais e gráficos, tais como vídeos e imagens de cunho institucional e educativo. As mídias sociais e digitais são consideradas como importante espaço de interação, estreitando o relacionamento entre organizações e seus públicos-alvo (BERGAMO et. al, 2016), tornando-se ainda mais relevantes diante da necessidade de atividades remotas durante a pandemia da covid-19 e estimulando instituições educativas a pensar novas estratégias de fomento ao ensino e aprendizagem. Deste modo, o projeto promoveu a interação de estudantes do idioma espanhol em suas plataformas digitais (instagram) abrangendo formatos variados de produção de conteúdo que visam a exploração da capacidade de transmissão de aspectos sociolinguísticos, tais quais postagens informativas e jogos culturais correspondentes (quizzes) sobre história, arte, festividades, culinária, esporte; contato com obras clássicas literárias, fílmicas ou musicais por meio do conhecimento de grandes figuras falantes do idioma; criação de playlists da Casa de Cultura Hispânica com músicas em espanhol para plataformas digitais como "Spotify" e "Deezer"; sugestões de aplicativos e extensões como plataformas alternativas de aprendizagem do idioma, bem como sugestões de livros, filmes ou séries em espanhol; postagens educativas sobre curiosidades e elementos gramaticais e de vocabulário; divulgação de eventos culturais vivenciados na instituição e informes dos processos seletivos por ela ofertados. Como resultado esperado das ações, a página oficial da Casa de Cultura Hispânica da UFC no Instagram deve ter um aumento significativo no número de seguidores e alcance de pessoas, entre março e dezembro de 2021.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Cultura Artística Online