DISCUTINDO CULTURA NO INSTAGRAM: SOBRE A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS NO NÚCLEO EDUCATIVO DO MAUC

Autores

  • Natasha Sonali Souza de Sa Barreto
  • Aline Teresinha Basso
  • Saulo Moreno Rocha

Resumo

No dia 22 de agosto é celebrado o Dia do Folclore, marco na celebração da cultura popular e momento propício para reflexões sobre patrimônio e museus. Aliando isso às comemorações pelo aniversário do Prof. Gilmar de Carvalho (1949-2021), o Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC dedicou-se à produção de conteúdos focalizando os debates culturais, com ênfase no popular. Conseguinte, foram desenvolvidas pesquisas, discussões, leituras e elaboração de materiais que contribuíssem com um adensamento crítico acerca da temática, favorecendo o aprendizado dos integrantes do Núcleo e dos seus públicos digitais. Compreendendo a educação pela divulgação científica como um dos caminhos possíveis para a atuação do museu, foram produzidos vídeos, postagens, stories, reels e IGTV que propunham questões e reflexões, percorrendo diferentes manifestações culturais e problemáticas teóricas. O objeto deste trabalho são os vídeos “Origem do termo 'cultura’” e “O que é cultura?”, ambos produzidos para o formato de IGTV, do Instagram. Após a definição do tema - “Agosto: mês da cultura popular” - realizamos pesquisa bibliográfica e definição dos objetivos; em seguida, foi elaborado um roteiro, organizando os conceitos que foram considerados pertinentes. Devido à extensão do campo, foram necessários dois vídeos: o primeiro aborda a trajetória da palavra “cultura” e os diversos significados que teve na História e, o segundo, as suas definições, com base em conceitos contemporâneos. Sucedeu-se, então, à gravação, edição e, por fim, a disponibilização nas redes sociais. Os resultados foram positivos: a resposta do público mostrou que vídeos informativos com uma linguagem acessível e em um curto espaço de tempo tem pregnância. Melhorias possíveis que aumentariam o alcance de novos vídeos educativos seria a diminuição do tempo de duração. Essa possibilidade foi levada em consideração, porém, foi descartada, pois uma curta duração poderia prejudicar a qualidade da informação comunicada.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Cultura Artística Online