ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS DANÇAS URBANAS PARA O CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Sarah Brito de Morais
  • Lucas Lázaro Viana Costa
  • Alexandre Pinto Martins
  • Jéssica Marília de Sousa Pinto
  • Adriano Silva Patrício
  • Marcos Antonio Almeida Campos

Resumo

O Educadance, projeto criado em 2009 e atualmente apoiado pela Secult-Arte/UFC, alcança diversos jovens da universidade e da comunidade em geral através das modalidades de Danças Urbanas, Danças de Salão e Danças da “Moda”. Devido à pandemia do coronavírus que deu início desde 2020, o projeto passou por uma repaginação que trouxe outras formas de ensino-aprendizagem da dança, dentre elas, a criação de conteúdos nas redes sociais do projeto, a formação de professores do ensino básico do Eusébio e a escrita de uma apostila que será disponibilizada gratuitamente na internet, tudo isso feito de maneira remota e segura. O objetivo deste trabalho é mostrar estratégias de ensino-aprendizagem das Danças Urbanas, sobretudo para o contexto escolar, através de atividades que já foram criadas, pesquisadas e/ou aplicadas pelos bolsistas do projeto, estando presentes na apostila de Danças Urbanas. Essas atividades foram pensadas e selecionadas tomando como referência as unidades temáticas de dança na área da Educação Física presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o principal documento norteador da educação básica brasileira. Com isso, foram reunidas cerca de 17 estratégias, do ensino infantil ao médio, com abordagens teórico-práticas do ensino de Danças Urbanas na escola. Diante disso, o trabalho se caracteriza como qualitativo, auxiliando professores a levarem os conteúdos de Danças Urbanas para o ambiente escolar, já que esse é um dos conteúdos presentes na BNCC, além de ser inegável a sua presença na vida cotidiana dos alunos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Cultura Artística Online