ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA EM AMBIENTE ON-LINE: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA MEDIADORA EM FORMAÇÃO

Autores

  • Natalia Wirtzbiki Adamy
  • Francis Wilker de Carvalho

Resumo

O presente relato tem como foco descrever e analisar a minha experiência como mediadora teatral no contexto virtual e remoto. A vivência analisada se deu no âmbito do Palco de Giz, que se configura como um projeto de formação de espectadores por meio da mediação de obras teatrais. São utilizados jogos e elementos lúdicos a fim de envolver a turma de estudantes em uma atmosfera que estimule outras percepções e olhares para o encontro com a obra artística. O projeto focaliza estudantes do ensino público de Fortaleza e região. As ações procuram aproximar esse público ao universo da linguagem do teatro, como sugere Desgranges (2008), a mediação teatral é “qualquer iniciativa que viabilize o acesso dos espectadores ao teatro, tanto o acesso físico, quanto o acesso lingüístico". Assim, virtualmente, procurou-se promover o acesso dos alunos do 1º ano do ensino médio da rede pública das escolas Dom Lustosa e Almirante Tamandaré, em parceria com o professor Levi Mota, a uma criação cênica em tempos de pandemia. A obra escolhida foi "Negativo", uma trilogia de teatro audiovisual e disponibilizada no canal do grupo Comena - Corpo, Memória e Narrativas, formado por alunas do curso de Teatro Licenciatura da UFC. O planejamento pedagógico das ações de mediação considerou o momento atual em que se mostra muito difícil mobilizar a atenção e participação dos alunos através da tela e envolvê-los em jogos. Entre as estratégias adotadas, elencamos a criação de atmosferas desde o início dos encontros, por exemplo, no acolhimento da turma foi utilizado um videoclipe musical enquanto cada estudante acessava a sala. Esta estratégia faria o aluno se sentir num momento fora do comum e ativaria sua prontidão mental para as atividades. Neste relato, procuro avaliar a experiência, os desafios identificados e oferecer contribuições para novas ações de mediação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Cultura Artística Online