METODOLOGIAS DE DESIGN APLICADAS À COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA NO PROJETO PALCO DE GIZ

Autores

  • Yanka Leandra da Silva
  • Francis Wilker de Carvalho

Resumo

Neste ano de 2021 atuei na Bolsa Arte para o projeto Palco de Giz - Formação de Espectadores, um projeto de mediação teatral que atua para promover o acesso de estudantes de escolas públicas aos bens culturais e artísticos do estado através de oficinas pedagógicas para alunos e colaboradores das escolas parceiras. A princípio o projeto ocorria presencialmente com visitas às escolas e culminava na apresentação artística no Tupa (Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno). Porém, com a Pandemia do Corona vírus, foi preciso adaptar o projeto ao contexto virtual a fim de continuar com as atividades remotamente. O desafio, portanto, foi desenvolver uma comunicação estratégica que nos aproximasse do público do projeto Palco de Giz. Iniciamos com uma pesquisa de público alvo e interesses, onde identificamos a faixa etária, afinidades do nosso público e os canais de comunicação que mais utilizam. A partir destes dados pudemos dar início ao planejamento do nosso plano de comunicação. Através de algumas metodologias usadas no Design como: uso da semiótica aplicada, psicologia das cores, tom de voz e design thinking criamos nosso plano de comunicação. Com todos esses dados percebemos a necessidade de criar dois planos de comunicação onde: um seria para as ações de mediação com as escolas, onde o foco foi criar uma conexão do aluno tanto com o espetáculo a ser trabalhado quanto com o processo de mediação em si, e outro para as redes sociais focado em manter a interação com os alunos fora do processo de mediação, de modo que ele ainda tivesse contato com a linguagem e elementos artísticos. Dentre os principais elementos utilizados no plano de comunicação para as redes sociais desenvolvemos peças gráficas com cores divertidas, uma linguagem mais despojada e conteúdos estruturados e centrados no público alvo. No plano de comunicação para mediação foram desenvolvidos alguns materiais de apoio como convites, Trabalho Dirigido, entre outros.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Cultura Artística Online