MODOS DE DESENVOLVER A ARTE EDUCAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL E VIAS PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE DEMOCRÁTICA

Autores

  • Ana Leticia Cacau Leite
  • Juliana Maria Girao Carvalho Nascimento

Resumo

O Palco de Giz - Projeto de Formação de Espectadores, é um projeto vinculado ao curso de Teatro-Licenciatura da UFC e ao Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (TUPA). Possui por objetivo aproximar o público escolar da programação artística do TUPA, oferecendo oficinas pedagógicas de mediação teatral à rede pública de ensino. Atualmente, devido à pandemia, seguimos trabalhando de forma remota e adentrando o espaço escolar apenas de forma virtual. Para tal, necessitamos desenvolver formas de exercer a docência em arte no ambiente digital, que se deu por meio da construção coletiva de uma oficina executada durante o último ciclo de mediações. No presente trabalho, irei expor as etapas do processo pedagógico e relacioná-lo à teoria Freiriana, buscando refletir sobre modos de exercer uma docência em arte democrática e emancipadora. Iniciamos o processo de construção da oficina formando um grupo de bolsistas responsáveis por fazer a curadoria de espetáculos atuais adaptados ao ambiente virtual; após escolhermos o espetáculo, convidamos Glauber Coradesqui, renomado professor e mediador teatral, para uma aula-debate sobre construção de atividades pedagógicas para mediação. Em seguida, os professores coordenadores do Palco de Giz dividiram os bolsistas em duplas para a elaboração de um roteiro de mediação que seria posteriormente apresentado e ensaiado. A cada reunião semanal, fazíamos uma auto-avaliação em grupo, debatendo os pontos fortes e as fragilidades de cada etapa do processo. A partir dessa metodologia, obtivemos o aprimoramento da oficina construída e executada, o constante alinhamento da equipe através das autoavaliações coletivas e o incentivo à criatividade, reflexão crítica e cooperação por parte dos bolsistas, gerando um espaço propício para que nos sentíssemos seguros em experienciar e assumir compromissos dentro de um espaço pedagógico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

VIII Encontro de Cultura Artística Online