ENDOPARASITOS DE ANIMAIS SILVESTRES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ELABORAÇÃO DE UMA DISCIPLINA

Autores

  • Charles de Sousa Silva
  • Erika Freitas Mota
  • Christiano Franco Verola
  • Paulo Cascon

Resumo

As disciplinas de Estágio de Docência consistem em uma etapa fundamental no processo de formação docente, sendo que a vivência dos alunos no desenvolvimento das atividades propostas permite que estes compreendam de forma mais efetiva a realidade das instituições de ensino. Este trabalho objetivou relatar a experiência no Estágio em Docência II do Programa de Pós-graduação em Sistemática, Uso e Conservação da Biodiversidade (PPGSis), da Universidade Federal do Ceará. A disciplina durou cinco meses (Mai/21 - Ago/21), com encontros semanais e a participação dos professores orientadores. Nossos encontros ocorriam semanalmente, sempre com avaliações de nossos desempenhos com ajustes e orientações sendo realizadas pelos professores. Como atividade desenvolvida, propus a criação de uma disciplina optativa denominada “Endoparasitos de Animais Silvestres I” com 32h de carga horária, como modo de contribuir para o crescimento e aprimoramento profissional do estudante do curso de Ciências Biológicas, tendo em vista a necessidade de especialistas para o desenvolvimento ou continuidade de estudos com helmintos parasitos no Nordeste brasileiro. Como parte integrada dessa atividade também desenvolvi um plano de ensino onde constava os conteúdos detalhados que viriam a compor a disciplina. Por fim, elaborei um plano de aula fundamentado em um dos conteúdos propostos da disciplina em criação para uma aula simulada. Considerando minhas experiências no campo de pesquisa e à docência no ensino básico e superior, não identifiquei dificuldades para o desenvolvimento da disciplina e os conteúdos os quais considero fundamentais para sua prática, simulação e elaboração do plano de aula. O estágio II se constituiu como uma ferramenta essencial em meu processo de formação ao consolidar minhas experiências e promover o aprimoramento de minhas habilidades como docente, além de promover interconexões de meus conhecimentos específicos com as políticas pedagógicas da Universidade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XIII Encontro de Docência no Ensino Superior