FATOS CURIOSOS APLICADOS À APRENDIZAGEM EM MICROBIOLOGIA
Resumo
A disciplina Microbiologia Geral, CH0760, 6 créditos, é obrigatória para os cursos de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas. Essa disciplina é eminentemente prática, com quatro créditos de práticas e dois de aulas teóricas. Essa carga horária assegura uma sólida formação aos estudantes acerca da rotina em laboratórios de microbiologia. A modalidade remota, devido à pandemia de Covid-19, exigiu muita criatividade para minimizar os prejuízos ao aprendizado. Assim em 2021.1 o monitor percebeu o potencial para explorar curiosidades microbiológicas da cultura popular, artísticas e/ou científicas com o objetivo de estimular os alunos a pesquisar sobre os tópicos trabalhados e a pensar em como a microbiologia está inserida no nosso dia a dia, facilitando o aprendizado. A metodologia incluiu a apresentação da curiosidade, geralmente ligada ao assunto tratado ao longo da semana na disciplina, leitura e discussão. As curiosidades trabalhadas foram: 1) a pintura o beijo e as placas de petri; 2)microrganismos preservados em permafrost; 3) mixomiceto no zoológico de Paris; 4) jogo de computador onde se simula a criação de um patógeno mortal; 5) sistema API de identificação de bactérias; 6) contador automático de colônias; 7) microrganismos multi-resistentes no vulcão de Dallol; 8) trabalho vencedor no concurso de bioart em microbiologia de 2015; 9) livro pandemia e agronegócio; 10) artigo da Nature sobre hifa fúngica de 715 milhões de anos; 11) documentário fantastic fungi da Netflix; 12) aqualera de David S. Goodsell, demonstrando como o coronavírus invade a célula. A percepção dos estudantes sobre a atividade foi aferida em um questionário aplicado no Google docs. Como resultado tem-se que 100% da turma declarou que a metodologia auxiliou na compreensão e aprofundamento do conhecimento abordado, e pelo menos 80% dos estudantes acharam que as curiosidades ajudaram na disciplina, o que provam a efetividade da metodologia.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
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