PROCESSOS LÚDICOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA EM MONITORIA DO CURSO DE MEDICINA
Resumo
Nestes tempos de pandemia, a monitoria à distância é dificultada pela desmotivação diante do ritmo enfadonho e pelo excesso de tarefas e também de distrações. Por outro lado, o entusiasmo permite que uma pessoa se envolva profundamente, vivenciando uma experiência plena na construção do conhecimento. Passatempos e jogos, adaptados para finalidade educativa e conduzidos por monitores, ao se distanciarem do modelo de ensino tradicional de transmissão passiva de conhecimentos e ênfase na memorização, proporcionam uma aprendizagem mais motivadora. O objetivo do estudo foi relatar a experiência vivenciada por monitor de Anatomofisiopatologia, na aplicação de atividades lúdicas e mensurar o grau de satisfação dos alunos. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, tendo como amostra alunos do quarto semestre de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi elaborado teste no “Formulários Google”, estruturado na escala de Likert, com questões de múltipla escolha e comentários discursivos, abordando estratégias lúdicas utilizadas nas monitorias, como Caça-Palavras desembaralhar letras e completar trechos omitidos, avaliando o grau de concordância entre as respostas. Obtiveram-se 46 respostas. 95,6% dos alunos concordaram total ou parcialmente que aprender de forma lúdica desperta o interesse, motiva a participação e torna o aprendizado mais divertido, e 53,3% concordaram totalmente que o aluno é despertado a sair da zona de conforto e ser mais ativo na construção do conhecimento. Comentou-se: “A abordagem lúdica foi bastante proveitosa e estimulante, despertando uma sensação recompensadora e leve”. Estratégias lúdicas adotadas por monitores no ensino remoto, tornou a experiência do ensino mais dinâmica e prazerosa. Diante disso, faz-se necessário mais estudos sobre a utilização de tais ferramentas pedagógicas no ensino médico.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.