A ADAPTAÇÃO DE UMA OFICINA DE AFERIÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL PARA O MODELO DE ENSINO EAD

Autores

  • Helario Azevedo e Silva Neto
  • Manuela de Sousa Oliveira
  • Andressa Lima de Araújo
  • Mônica Maihara Silva Sá
  • João Pedro Venancio Lima
  • Tatiana Monteiro Fiuza

Resumo

INTRODUÇÃO: A aferição de pressão arterial, embora seja uma conduta básica, é de extrema importância para o acompanhamento eficaz dos pacientes. Diante disso, o Projeto Serrinha de Acompanhamento Familiar (PROSAF) capacita alunos mediante oficinas presenciais de aferição de pressão. Contudo, devido ao isolamento social, decorrente da pandemia de COVID-19, surgiu a necessidade de adaptar essa atividade. OBJETIVO: Relatar a experiência de adaptação de uma oficina de aferição de pressão arterial para o modelo EAD. MÉTODOS: Em abril de 2021, o projeto em foco realizou uma oficina de aferição de pressão arterial, via Google Meet, para uma turma de 74 alunos do primeiro semestre do curso de medicina. Foram abordadas noções de fisiologia cardiovascular, hipertensão arterial sistêmica, assistência multidisciplinar ao hipertenso e técnica auscultatória. Por meio da projeção de vídeos que reproduziam os sons de Korotkoff, os alunos foram instigados a interpretar o valor das pressões sistólica e diastólica. Como forma de avaliar os discentes, foram aplicados um pré e um pós-teste, contendo 4 questões objetivas acerca dos temas notabilizados em aula. Cada qual valia 25 pontos, assegurando 100 pontos como a nota máxima. RESULTADOS: As médias globais de acerto foram de 45,8% no pré-teste e de 66,4% no pós-teste. A média da questão que avaliava o preparo do paciente para o método auscultatório cresceu de 43,1% para 81%; a que avaliava as etapas de aferição de pressão arterial cresceu de 47,7% para 77,6%; a que avaliava a assistência multidisciplinar ao hipertenso cresceu de 36,9% para 41,4%; enquanto a que avaliava o controle da hipertensão cresceu de 52,3% para 63,8%. CONCLUSÃO: Embora a média global, consecutiva à oficina, tenha permanecido inferior a 70%, algumas questões, quando analisadas individualmente, lograram aumentos significativos. Contudo, ainda se mostrou diminuto o conhecimento sobre a atuação multiprofissional, sendo oportuno implementar novas abordagens à oficina.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão