A ANÁLISE DA PROPAGAÇÃO DO ESTOL EM AERONAVES DE AERODESIGN.

Autores

  • Joao Victor Meireles Nobre
  • Brenda Sousa de Melo
  • Claus Franz Wehmann

Resumo

O estol é o fenômeno no qual ocorre um descolamento do fluxo de ar na parte superior da asa, o que acarreta a perda de sustentação, prejudicando o controle da aeronave. A fim de evitar essa perda, é necessário que exista um estudo da propagação do estol ao longo da asa. Desse modo, o objetivo deste trabalho é expor a análise da propagação do estol e sua influência durante o voo, sabendo que para diferentes geometrias e perfis, obtém-se propagações de estol distintas. Para tal análise foi utilizado o método Lift Line Theory (LLT), através do software XFLR5, por ser considerado um método eficaz e de fácil aplicação em aeronaves de aerodesign. Disso, constatou-se que em uma asa mista, a qual mescla geometria retangular e trapezoidal, a propagação de estol, na seção da asa distante 70% da semi-envergadura em relação a raíz, entra em estol antes da seção final de 30%. Essa geometria de asa foi usada no projeto da aeronave Jovita Feitosa, da equipe Avoante Aeromec. Vale ressaltar que foi utilizado, no projeto da aeronave supracitada, o perfil Selig 1223 RTL, e que, a partir dele foi obtido o coeficiente de sustentação máximo, dado importante para comprovar a propagação do estol citada neste estudo. Logo, concluiu-se que o descolamento de fluxo se inicia muito próximo a junção asa/fuselagem e parte em direção a ponta da asa. Isso, nos revela que a aeronave tem uma propagação segura de estol segundo Gudmundsson (2013), além de ter uma maior confiança na manobrabilidade e em caso de manobras de recuperação para obter sustentação.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão