A ATUAÇÃO DA COMISSÃO DE ASSISTÊNCIA AO VESTIBULANDO DO CURSO PRÉ-VESTIBULAR PAULO FREIRE FRENTE AO CONTEXTO DE PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Joao Gabriel Araujo Silva
  • Caio Aguiar do Nascimento
  • Antônio Davi Gomes da Silva
  • Lara da Silva Brito
  • Emmanuel TeÓfilo Furtado Filho

Resumo

Com a finalidade de transformar a realidade de alunos oriundos de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, o Curso Pré-Vestibular Paulo Freire conta com o apoio de membros extensionistas e voluntários que buscam proporcionar o acesso democratico ao ensino superior. O estudo possui objetivo de dissertar acerca da atuação dos membros da comissão de Assistência ao Vestibulando no desenvolvimento de atividades para os alunos no contexto remoto. De metodologias utilizadas ao longo do ano foi realizado o processo seletivo de novos alunos por meio de prova online pelo Google Forms, assim, realizada sua correção e análise inédita de documentos referentes às vagas afirmativas para pessoas deficientes, LGBTQIA+ e autodeclaradas pretas, pardas e indígenas na matrícula, além do planejamento da lista de espera para os classificáveis. Em seguida, foi elaborado o sistema de frequências para o melhor controle de presenças, visando auxiliar os projetos implementados pela administração do curso. Outra ação foi a solicitação/confirmação das carteirinhas de estudante para ETUFOR. Ademais, foi criada uma planilha de controle para o Descomplica Social, que busca complementar o estudo do pré-vestibulando. Outrossim, houve o planejamento do sistema de apadrinhamento com fito de integrar os membros do curso com os alunos, assim, acompanhando e oferecendo suporte ao estudante no seu processo de estudo e pessoal no que for possível. Por fim, está em vigor o acompanhamento do projeto Bolsa Lano Costa que visa a concessão de auxílio financeiro aos estudantes do Curso em comprovada vulnerabilidade socioeconômica para manter seus estudos, tendo sido realizada entrevista com os candidatos inscritos, a análise documental e devida classificação dos candidatos à bolsa. Percebeu-se que, apesar das dificuldades enfrentadas no período de pandemia, as ações realizadas tiveram uma boa adesão dos estudantes e foram efetivas em proporcionar um ambiente de aprendizado e de direito.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão