A BIBLIOTECA VIRTUAL DO DR. CONTA: PROMOVENDO A LEITURA EM TEMPOS DIFÍCEIS.

Autores

  • Isaac Augusto Dantas Nogueira
  • Jessiana Mateus da Silva
  • Sarah Girão Alves
  • Yadja do Nascimento Gonçalves
  • Geany Ferreira Rodrigues
  • Virginia Claudia Carneiro Girao

Resumo

Em razão da pandemia de COVID-19 que assolou o mundo em 2020, o projeto de extensão “Dr. Conta: Uma História Para Você” teve que paralisar suas atividades de leitura para crianças em leitos hospitalares. Uma alternativa encontrada para a continuidade das ações foi a criação de uma Biblioteca Virtual por meio da plataforma Google Drive. O presente trabalho objetiva descrever a experiência com a criação dessa ferramenta e o seu impacto na rotina de crianças hospitalizadas. Para tanto, criou-se uma pasta no Google Drive e algumas subpastas com faixas etárias diversificadas, onde foram hospedados os livros infantis. Para facilitar o acesso à plataforma, foi produzido um QR Code que pode ser facilmente escaneado com auxílio de smartphone ou tablet. Foram produzidos pôsteres com o código em destaque e esses foram expostos em pontos-chave da enfermaria e da pediatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC). Atualmente, a biblioteca virtual conta com 33 livros pertencentes ao domínio público. São livros voltados para crianças de 0 a 12 anos de idade e tratam de temáticas como o respeito à natureza e valorização dos laços familiares. Os pôsteres que foram propositalmente elaborados com cores vibrantes foram eficazes em chamar a atenção dos pacientes, principalmente aqueles que foram expostos próximos à brinquedoteca. Foi observado um grande interesse das crianças em acessar o acervo virtual, porém algumas encontraram dificuldades na leitura do QR Code, visto que a mesma necessita do uso de aparelhos eletrônicos que nem sempre estão no porte dos infantes a menos que estejam acompanhados. Dessa forma, a biblioteca virtual surge como uma alternativa viável ao distanciamento social exigido, porém, devem ser pensadas metodologias que facilitem o acesso das crianças à plataforma em questão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão