A BRINQUEDOTECA DA FACED COMO ESPAÇO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENÇÃO: FORMAÇÃO DE NOVOS BRINQUEDISTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

  • Amanda Maria da Costa Nogueira
  • Kamila Ferreira do Nascimento
  • Natália Elaine Rocha Lessa
  • Jakeline Alencar Andrade

Resumo

A brinquedoteca da FACED/UFC é um projeto de extensão voltado para a comunidade acadêmica e ao público geral, incluindo adultos e crianças. Além da formação de professores e outros profissionais que atuam na primeira infância, a brinquedoteca tem como objetivo possibilitar um espaço de brincar livre, promover a interação entre crianças e proporcionar um ambiente de debate sobre a importância do brincar. Este resumo tem a finalidade de informar as atividades realizadas durante a pandemia, bem como os meios usados para a formação de novos brinquedistas neste período. Diante da necessidade de remodelação para as atividades remotas, tendo em vista as normas de segurança sanitárias, têm-se focado na formação dos brinquedistas. Nessa perspectiva, coordenadores, bolsistas e demais colaboradores vem realizando leituras de textos e obras que, a partir da abordagem Pikler e da teoria vygotskiana, abordam o brincar, focalizando assuntos como a evolução do brincar, o brincar livre e a importância do brincar para o desenvolvimento. As leituras e discussões do grupo acontecem por meio de encontros semanais, o que facilita o momento de aprendizagem mútua e contribui para a formação dos brinquedistas. Ademais, outras atividades que vêm sendo desenvolvidas pela brinquedoteca são a pesquisa com os estudantes de pedagogia da FACED, sobre a sua relação com o brincar na infância, e a produção de conteúdos para as mídias sociais do projeto. Ainda assim, é possível verificar que o espaço físico ainda se faz indispensável, pois a prática ainda é o melhor método de formar os brinqueditas, tendo a interação direta com o brincar e a criança. Entretanto, concluímos que embora as atividades presenciais exerçam um papel de extrema importância para a brinquedoteca, no que se refere à prática das atividades propostas, a metodologia utilizada no formato remoto favoreceu um estudo teórico mais aprofundado, facilitando a prática dos brinquedistas quando estas se fizerem possíveis.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão