A CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE UMA OFICINA SOBRE HORTA ESCOLAR

Autores

  • Raquel Sales Miranda
  • Erika Freitas Mota
  • Francisco Arthur Victor Silva Figueiredo
  • Jasmin do Vale Albuquerque
  • Raquel Crosara Maia Leite

Resumo

No semestre 2021.1 foram realizadas as primeiras atividades do projeto de extensão “Educação ambiental nos anos iniciais do ensino fundamental e a formação continuada do (a) pedagogo (a)”. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar a experiência de construção colaborativa de uma oficina sobre horta escolar para professores e gestores de uma escola municipal de Fortaleza - CE, realizada como uma ação do projeto de extensão e do PET-Biologia. A partir de uma pesquisa-ação-participante, as demandas foram investigadas com a realização de entrevistas semiestruturadas com quatro professoras e dois gestores da instituição escolar e, em seguida, com um questionário que envolveu funcionários, professores e gestores da escola. Os participantes apontaram a horta escolar como uma necessidade formativa, pois eles relataram diversos problemas enfrentados durante as tentativas de implantação de uma horta escolar. Após identificar a horta como uma temática importante para a formação, uma das estratégias encontradas foi estabelecer uma parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) Biologia UFC. Foram realizadas reuniões com os membros do projeto de extensão e com o grupo PET/ Biologia para planejamento da ação. O PET construiu um guia sobre a construção e a manutenção de hortas escolares e contribuiu com uma oficina sobre a temática. Após a realização da atividade formativa, concluiu-se que a parceria entre o projeto de extensão e o PET contribuiu bastante no processo formativo dos professores, pois eles puderam conversar sobre suas principais dificuldades e receberam um guia informativo sobre hortas para ajudá-los em futuras práticas na escola.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão