A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM DIVERSOS CONTEXTOS: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DE DISCUSSÃO SOBRE TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Autores

  • Matheus Kairon Campos Cavalcante Felix
  • Lucas de Sousa Ribeiro
  • Raquel Crosara Maia Leite

Resumo

Em tempos de negacionismo científico, faz-se necessário incentivar a divulgação científica nas universidades, de forma a aproximar a ciência da sociedade. Pensando nisso, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências (GEPENCI) desenvolve o Projeto de Extensão “Educação científica em diversos contextos”, que trata de formação continuada para docentes de ciências da natureza. Em 2021, adaptamos o projeto para forma remota, devido a Pandemia de Covid-19, de modo que os encontros síncronos acontecem pelo Google Meet e os assíncronos, pelo Google Forms. O objetivo deste trabalho é relatar como ocorreu o encontro formativo com os professores com a temática divulgação científica e a organização de material de apoio. Em 27 de maio de 2021, primeiro encontro do ano, propomos a discussão da temática Divulgação Científica. A escolha da temática se deve ao fato de diversas publicações apontarem a importância do uso de Textos de Divulgação Científica (TDC) nas aulas de ciências, e de sua relevância em especial neste momento pandêmico, para o combate às notícias falsas sobre a Covid-19. Iniciamos com a discussão sobre as relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), presentes nos diversos TDC, e construímos com os participantes critérios para a escolha e modo de uso desses textos. Em seguida, com o intuito de compartilhar concepções e experiências, propomos, como atividade assíncrona, a procura e sugestão de um TDC, com a articulação do uso com os objetos de conhecimento da BNCC. A partir disso, construímos coletivamente um PDF interativo, contendo material de apoio aos docentes, com as sugestões de links de TDC e de aplicativos. Com essa experiência, inferimos que os docentes de ciências têm utilizado TDC nas suas aulas, que a troca dessas informações, durante o projeto de extensão permitiu a construção coletiva de um material de apoio e que o GEPENCI tem buscado combater negacionismo científico, sempre destacando o papel da ciência na sociedade.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão