A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTUDO DE CASO A PARTIR DO CURSO DE EXTENSÃO NO FORMATO ON-LINE

Autores

  • Glessiane Coeli Freitas Batista Prata
  • Maria Jose Costa dos Santos

Resumo

Até meados de 2019, falar sobre aulas assíncronas ou síncronas soava estranho aos ouvidos de muitos; de maneira geral, só se reconhecia esses termos quem trabalhava com a modalidade de Educação a Distância(EaD). O fato é que o mundo foi surpreendido por uma pandemia, produzida pela propagação do novo Coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela transmissão da COVID-19. Neste contexto, todas as atividades presenciais foram suspensas e as instituições educacionais passaram a desenvolver suas atividades de forma remota. A pesquisa objetiva analisar a formação do professor que ensina matemática em turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a partir de um curso de extensão no formato on-line. Esse trabalho se fundamenta nos estudos de Nacarato, Freitas, dos Anjos, Moretto (2017) e Santos (2016) sobre letramento matemático, sobre a formação do professor que ensina matemática foi fundamentada em Nacarato e Paiva (2013). O tipo da pesquisa foi exploratória com abordagem qualitativa, dentro da qual se utilizou o estudo de caso. Os procedimentos de coleta de dados envolveram questionário, portfólio, fóruns de discussão e o grupo focal on-line como estratégia de pesquisa. A pesquisa encontra-se em andamento, com alguns resultados iniciais que apontam para a necessidade de formação continuada para professores que ensinam Matemática nos anos iniciais de ensino, visto que os 12 sujeitos da pesquisa, 12 professores, citam a insegurança durante a sua ação docente, pois foram surpreendidos pela pandemia e não tiveram formação para trabalhar no formato remoto. Em muitos desses discursos, muitos queriam estratégias ou metodologias para utilizar durante suas aulas de matemáticas. Enfim, a metodologia Sequência Fedathi aplicada no curso de formação docente, ampliou a consciência dos professores sobre as possibilidades para se trabalhar no ensino remoto, onde eles compreenderam que a formação continuada é essencial para ressignificar a sua práxis docente.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão