A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO ESTUDANTE QUE APRESENTA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Resumo
O projeto de extensão intitulado “A formação do professor do Atendimento Educacional Especializado para avaliação e acompanhamento do estudante que apresenta deficiência intelectual” tem o intuito de proporcionar uma formação teórica prática complementar para graduandos, pós-graduandos e professores da rede pública de ensino de Fortaleza e região metropolitana, acerca das especificidades presentes no trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE) junto a estudantes que apresentam deficiência intelectual. Assim, busca refletir sobre práticas efetivas que ajudam esses estudantes a se desenvolverem e a melhor participarem das atividades propostas na sala de aula comum e do AEE. No projeto, acompanhei a professora Adriana Limaverde e os demais participantes do grupo de pesquisa Linguagem Escrita Revisitada (LER), a organizar os encontros para as 44 professoras do AEE selecionadas para a formação. Os encontros síncronos são quinzenais, por meio da plataforma Google Meet, em virtude da pandemia do Covid-19. Nesses encontros desenvolvemos atividades tais como: estudos teóricos com base em autores de referência da área, e discussões de propostas de atividades a partir de casos de ensino elaborados pelas professoras do AEE. No relato escrito, discorro sobre a importância do projeto para minha formação acadêmica e pessoal, exponho acerca das reflexões que obtive a partir dos encontros propostos e seus resultados. Agradeço também à professora Adriana Limaverde, aos demais participantes do grupo LER e às professoras do AEE membros da formação, pelos debates ricos de ensinamentos; e a Universidade Federal do Ceará, por meio da Pró-reitoria de Extensão, pela concessão de uma bolsa remunerada que me auxilia a desenvolver minha formação.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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