A IMPORTÂNCIA DO GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO E LUDICIDADE (GEPEL-CE) PARA UMA FORMAÇÃO DOCENTE LÚDICA, SENSÍVEL E TRANSGRESSORA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Diana Gessica Duarte Abreu
  • Alexandre Santiago da Costa

Resumo

O presente trabalho objetiva descrever a experiência e as contribuições do GEPEL na formação docente de uma discente do curso de pedagogia durante o semestre 2021.1. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Os encontros são organizados de forma quinzenal, com temáticas atreladas ao lúdico e a estética. As ações da bolsista consistiram em participar do grupo de estudo, descrever os encontros em formato de ata e abastecer o instagram do grupo com a divulgação dos trabalhos e estudos realizados. Projetos como o GEPEL são de suma importância para a formação discente na graduação, visto que proporciona uma troca de conhecimentos entre os professores que já atuam na área e com profissionais de outras áreas e níveis educacionais diferenciados, além de proporcionar uma quebra de paradigmas tradicionais do fazer pedagógico. Como metodologia da formação tivemos o estudo de textos teóricos, participação de convidados, lives em redes sociais, projetos de produção de conteúdos para as redes sociais e partilha de experiências dos profissionais que participam do grupo. Ao longo do ano de 2021 foram estudados temas como “Estética” e “Múltiplas linguagens” como desenho, música, artes visuais e literatura, a partir de autores como, Derdyk (2015), Ferreira (2015), Pinazza e Gobbi (2015), Carvalho e Rojas (2018), Ostetto (2015), Machado (2015), Soares e Ferreira (2015). Como resultados parciais, encaro a minha atuação no GEPEL como um importante elemento na minha formação pedagógica, ampliando meus conhecimentos, trazendo reflexões e mudanças de paradigmas, uma vez que ocorreu um aprofundamento prático da essencialidade do eu-discente em paralelo com as questões que permeiam a ação docente, dado que antes de tocar seus educandos com uma atividade o professor necessita também ser tocado, ou seja, é preciso que o professor enquanto promotor de culturas e experiências também encontre suas linguagens, trabalhando todos os potenciais existentes dentro de si.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão