A INFLUÊNCIA DA MULTI E INTERDISCIPLINARIDADE PROPORCIONADAS PELO PROGRAMA PROMOÇÃO DE SAÚDE NO PICI (PSP) NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE UMA DISCENTE EM ENFERMAGEM

Autores

  • Ana LÍvia FÉlix Ribeiro
  • Camila de Oliveira Lobo
  • Cézar Silva de Abreu
  • Jorge Miguel Almeida de Lima
  • Francisco Renato Campos Costa
  • Walda Viana Brigido de Moura

Resumo

É consenso que os discentes para obterem sucesso ao concluirem sua formação acadêmica precisam participar de atividades curriculares não obrigatórias pautadas no Tripé Acadêmico: Pesquisas em Ligas Acadêmicas, Programas/Projetos de Extensão e Monitorias. Este trabalho propõe trazer o relato de experiência de como as vivências extensionistas e os conhecimentos multi e interdisciplinares adquiridos em um dos Programas mais articulados ao tripé acadêmico, o Programa de Extensão Promoção de Saúde no Pici(PSP), podem influenciar significativamente em uma construção positivamente diferenciada na aprendizagem de uma discente em Enfermagem, tanto como acadêmica graduanda quanto como futura profissional. Pode-se exemplificar como a Universidade Federal do Ceará(UFC) tem obtido êxito em devolver à sociedade o investimento em educação da forma melhor e mais variada possível. Sendo assim, este relato de experiência será baseado nas observações da autora acerca da influência da multi e interdisciplinaridade proporcionadas pelo PSP na sua formação acadêmica em Enfermagem, desde o período de seu ingresso na UFC, primeiro semestre de 2019. É perceptível, como resultados deste trabalho, a maior interatividade construtiva com a comunidade na realização de anamneses de Enfermagem nos estágios obrigatórios das disciplinas em curso, bem como o melhor direcionamento das informações acerca das necessidades da comunidade do Planalto Pici, coletadas e organizadas em grupo no Programa PSP, para o desenvolvimento otimizado das atividades mensais de educação em saúde. Portanto, é importante que a proposta do PSP/UFC de diversificação da aprendizagem, que culmina em profissionais mais competentes e multiarticulados, seja evidenciada em mais trabalhos como este, que traz à pauta a necessidade da maior valorização monetária e sociocultural da educação, devido ao sucesso da dinâmica participativa, multiprofissional e interdisciplinar do Tripé Acadêmico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão