A MÚSICA COMO MOTIVAÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Autores

  • Flaviana da Silva Sipriano
  • Rogeria Costa Pereira

Resumo

Este trabalho relata algumas das ações do “Programa PASCH - Escolas: uma parceria para o futuro”, nas escolas EEEP Juarez Távora e EEEP Paulo VI. Durante a semana de Língua Alemã foi oferecido de modo virtual um workshop com o tema “Visitando cidades alemãs através da música”, pois, com o distanciamento social ocasionado pelo Coronavírus, as escolas ofereceram suas aulas na modalidade remota. Para o desenvolvimento do material didático usado nessa ação foram utilizados pressupostos teóricos sobre metodologia de ensino de línguas estrangeiras, gamificação, música para o ensino de línguas e novas tecnologias da informação (TIC’s). Com o intuito de explorar atividades gamificadas com música, foi feito, inicialmente, levantamento dos jogos no aplicativo LerningApps que se utilizassem da música. No primeiro workshop foi apresentada a música “Lass uns hier raus”, da banda Revolverheld, a partir da qual foram apresentadas as cidades alemãs presentes na letra e através de três jogos criados a partir dos conceitos estudados. Partindo do conhecimento adquirido nessa primeira experiência prática e nos pressupostos da gamificação elaboramos mais atividades gamificadas com músicas, que aplicamos em um segundo workshop. Com essas ações objetivamos fomentar uma maior interação entre os estudantes das duas escolas e aumentar a motivação para o aprendizado da língua alemã. Por fim, discutimos que essa atuação na bolsa de extensão é importante para o desenvolvimento de conhecimentos que estão além da grade curricular da graduação Letras/ Alemão.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão