A PRÁXIS E A FORMAÇÃO HUMANA NO CONTEXTO DE CRISE SOCIAL EM GRAMSCI E PAULO FREIRE: NOTAS À LUZ DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL

Autores

  • Vitoria de Carvalho Uchoa
  • Joeline Rodrigues de Sousa

Resumo

A formação de um sujeito integral sempre foi uma pauta muito estimada pelos pensadores fundadores da Filosofia da Práxis, estes que sempre atribuíram à Educação o papel imprescindível no processo de construção do sujeito omnilateral e, consequentemente, da transformação social. Assim, com base na realidade brasileira vigente, que sofre com os abalos do sistema capitalista em um período de pandemia, reunimos dois dos nomes mais citados no debate sobre educação transformadora: Antonio Gramsci e Paulo Freire. Este trabalho tem por objetivos apresentar, relacionar e refletir sobre as aproximações e divergências da concepção educacional em Antonio Gramsci e Paulo Freire, visando apontar as possibilidades de desenvolvimento de uma educação de novo tipo, omnilateral, frente à crise social vivenciada por países da periferia do capital, em especial, o Brasil. Dessa forma, estudo é de natureza teórico-bibliográfica a partir das obras dos autores em tela como os Cadernos 11 e 12 de "Cadernos do Cárcere", de Antonio Gramsci (2006) e os livros “Pedagogia do Oprimido" e "Pedagogia da Autonomia", de Paulo Freire (2014). Além de artigos que abordam as ideias de ambos os pensadores. Resulta que ambos utilizaram o materialismo histórico dialético para estudar a dinâmica social de seus tempos, assim tendo uma concepção educacional diferente da hegemônica. Gramsci pensou o conceito de "Escola Unitária" e "intelectuais orgânicos" a partir da opressão vivenciadas nas fábricas e o modelo de ensino que perpetuava a alienação da classe operária. Com isso, influenciou Freire, pois suas propostas pedagógicas quanto a alfabetização de trabalhadores rurais, a formação de professores e relação com os alunos desenvolveram-se, especialmente, a partir de seus estudos em Gramsci. Concluímos que ambos defendem uma mudança orgânica e gradual, por meio de uma educação que forneça uma visão crítica da realidade das classes subalternas, afim de garantir sua libertação da dinâmica capitalista.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão