A REDE SOCIAL INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE MEDIAÇÃO ARTÍSTICA

Autores

  • Julia da Silva Vasconcelos
  • Juliana Maria Girao Carvalho Nascimento

Resumo

O presente trabalho nasce da experiência da autora dentro da equipe de comunicação do Projeto de Extensão “Palco de Giz: Projeto de Formação de Espectadores” vinculado ao curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará e ao Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Tupa). O projeto em questão tem como objetivo facilitar o acesso de crianças e adolescentes de escolas públicas à arte. Não apenas no que diz respeito ao acesso físico - a ida ao espaço teatral - mas também no “acesso linguístico” (DESGRANGES, 2003), a fim de proporcionar uma reflexão sobre a linguagem artística: termos, objetivos, uma leitura sobre a temática da obra, seus signos e significados. Esta facilitação, de acordo com Desgranges (2003), chama-se mediação artística. A partir das experiências vividas pela autora nas mediações artísticas propostas pelo projeto e como docente em sala de aula, foi possível identificar nos alunos uma série de barreiras que dificultam a sua aproximação com a arte, como, por exemplo, a noção de que arte deve ser bela, que ela só é encontrada em poucos espaços ou que apenas algumas pessoas podem fazer arte. Desta maneira, no ano de 2021, o Instagram “Palco de Giz” foi criado como um espaço pedagógico para as escolas atendidas pelo projeto. Este trabalho, assim, tem como objetivo investigar os procedimentos utilizados pela equipe de comunicação, para possibilitar ao seu público alvo um acesso fácil e dinâmico a elementos da arte através de um conteúdo didático e divertido. Para tal, a autora propõe uma análise do alcance e interação de público em duas linhas editoriais do Instagram do Palco de Giz, intituladas: “Passei em Artes” e “Curiosidades”. Os resultados partirão das seguintes perguntas: “Quantos acessos as publicações tiveram?”, “De que maneira o público interagiu?” e “Quem foi o público mais interativo? (Professores? Estudantes?)” Para enfim identificar como isso influenciou o planejamento da equipe para melhor dialogar com seu público.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão