A RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA NA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES DO CURSO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO DA UFC.

Autores

  • Leticia Gadelha de Oliveira
  • Hana de Sousa Jereissati
  • Maria José Barbosa
  • Maria Jose Barbosa

Resumo

A formação continuada para professores nas séries iniciais é um desafio, são poucas as agências que realizam de forma gratuita, e aquelas que são pagas não são acessíveis a maioria dos professores. As formações em serviços nem sempre atendem as necessidades destes professores, que buscam melhorar e renovar suas práticas. Como encontrar nas teorias as respostas para os desafios do cotidiano escolar? Embora não exista receita para alfabetizar a possibilidade de estudar esta temática gera ganhos para os professores e, consequentemente, para seus alunos. Compreendendo o exposto, o presente trabalho tem como objetivo evidenciar a percepção de professores sobre a relação teoria x prática proposta na metodologia de estudo do curso de extensão Práticas Pedagógicas na Alfabetização, executado desde 2018, pela Faculdade de Educação da UFC. Para conhecimento desta percepção foi realizada uma pesquisa exploratória, através da aplicação de um questionário via google forms para 23 professores, com questões abertas e fechadas, e para fundamentar teoricamente a análise dos dados coletados foram usadas as ideias de Imbernón (2010) sobre a formação de professores, de Freire (1987) sobre práxis. Os resultados obtidos evidenciam que os professores se encontram satisfeitos com o curso e expõem a troca de experiências, reflexões sobre as práticas e as leituras como os principais pontos positivos.O comprometimento dos cursistas com a formação é destaque, pois a maioria dos que responderam ao questionário relatou participar das web-reuniões, fazer as leituras, participar dos fóruns e dedicar, no mínimo, uma hora semanal de estudo para curso. Conclui-se que se destacam os benefícios dessa formação continuada para os cursistas, principalmente, no que diz respeito a fundamentação teórica e reflexão sobre as práticas adotadas em sala de aula. Além disso, percebe-se que a universidade desempenha seu papel de extensão de maneira muito significativa, exercendo apoio às políticas sociais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão