A RELEVÂNCIA DA ABORDAGEM PIKLER PARA O VÍNCULO DO ADULTO COM O BEBÊ E A CRIANÇA BEM PEQUENA

Autores

  • Yohanna Almeida Lima
  • Cristina Facanha Soares

Resumo

O projeto de extensão e pesquisa Diálogos com a Abordagem Pikler é realizado na Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Ceará, tem como intuito o estudo da abordagem Pikler, em homenagem à pediatra austríaca que a criou, Emmi Pikler. O projeto tem como público-alvo estudantes de Pedagogia, coordenadoras e professoras de creche pública de Fortaleza e região metropolitana. A abordagem contribuiu para o campo da pedagogia voltada para a primeiríssima infância e estabeleceu alguns princípios: a valorização da atividade autônoma do bebê; a valorização do vínculo entre bebê e adulto de referência; ajudar as crianças a tomar consciência de si e do seu entorno e a preocupação com a manutenção da saúde física do bebê. O presente trabalho tem como objetivo discutir a relevância do vínculo entre o adulto e a criança no espaço da creche. O interesse veio por meio das leituras, dos encontros semanais online e dos relatos de experiência das professoras e coordenadores de creche da rede pública. Por meio dos relatos foi possível observar a concretização dos aprendizados adquiridos pela Abordagem Pikler e perceber a importância do princípio da valorização do vínculo do adulto com o bebê na interação das professoras com as crianças, aspecto que é garantido nos momentos de cuidados. Conclui-se que, a partir dos relatos das professoras, a construção de vínculos entre o adulto de referência e os bebês e as crianças é de suma importância com vistas a garantir ao bebê e a criança uma segurança afetiva, potencializando um novo olhar para as práticas nos momentos de cuidado, como banho, alimentação, sono, troca de fralda. A Abordagem Pikler provocou um impacto e uma mudança positiva no olhar das professoras em relação às suas práticas, pois proporcionou o fortalecimento do vínculo e um aprimoramento nas atitudes de cuidado com a criança.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão