A RELEVÂNCIA DO CURSO ENSINANDO E APRENDENDO COM RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS PARA O TRABALHO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Com a pandemia iniciada em 2020, as escolas precisaram adotar o Ensino Remoto Emergencial. Neste período, a melhor forma de interação entre professores e alunos aconteceu pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação(TDIC). Neste contexto, este resumo tem como objetivo apresentar o curso realizado, mostrando a relevância de cursos de formação como este para o trabalho docente. Como forma de favorecer o desenvolvimento profissional de professores, o curso foi ofertado para 15 professores de Matemática e 19 de Língua Portuguesa que atuam do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental de duas escolas da Rede Municipal de Fortaleza. A proposta teve como objetivo apresentar o conceito de Recursos Educacionais Digitais(RED) e o seu uso relacionado a Base Nacional Comum Curricular(BNCC), a exploração dos materiais e dos guias de orientação didática e, por fim, planejar e realizar uma aula com um destes materiais. Ressaltamos que os RED utilizados fazem parte do Projeto Mídias Digitais na Educação(MIDE). O curso foi realizado na forma online, com o uso de ferramentas como: Google Meet, Google Drive e WhatsApp. Teve duração de 50h/a. Podemos observar dentre os resultados, as dificuldades de professores com o uso das TDIC: como fazer downloads e utilizar funcionalidades de aplicativos como Google Meet. Dos 27 participantes, somente 6 utilizavam RED ou aplicativos móveis em suas aulas antes da pandemia. Por meio dos planejamentos coletivos e das entrevistas com os professores realizadas no final do curso, pode-se notar que as dificuldades em relação à tecnologia foram sanadas. Isso pode ser constatado pela apropriação dos RED, entusiasmo na realização de outras atividades com os RED e a resposta positiva dos alunos. Os resultados indicam a necessidade de ampliar a formação e capacitação dos professores, para o uso do RED e das TDIC. Agradecemos o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará para a realização deste projeto.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.