A SUPERVISÃO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO EM UM CONTEXTO PANDÊMICO NA CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA
Resumo
Os serviços da clínica escola de Psicologia têm como finalidade auxiliar na formação dos alunos, proporcionando condições para a aplicação de teorias na prática clínica. O presente trabalho visa realizar uma breve exposição da supervisão na clínica escola de psicologia da Universidade Federal do Ceará, em um contexto pandêmico, a partir de uma modalidade emergencial, o plantão psicológico, ressaltando as vantagens e as desvantagens do uso do modelo remoto. Foram usadas metodologias de pesquisa qualitativa, por meio de observação e de diário de campo. Nesse contexto de pandemia, as supervisões estão ocorrendo uma vez por semana, durante quatro horas e de forma remota. No que tange aos aspectos positivos, foi possível observar o caráter geográfico, visto que não é necessário o deslocamento até a clínica, diminuindo os gastos, com transporte e com alimentação, e o estresse no trânsito, por exemplo, o que torna o encontro mais flexível. Em relação as desvantagens, foram ressaltadas as dificuldades na qualidade do serviço, em vista dos problemas com a rede de internet durante as reuniões e da quantidade de ruídos no local em que os participantes se encontram. Conclui-se que a relevância desse serviço de supervisão apresenta-se tanto para os alunos, visto que possibilita uma reflexão crítica sobre os casos juntamente com os plantonista, a partir de uma orientação especializada, quanto para os clientes, os quais recebem um atendimento psicológico com maior propriedade. Desse modo, as supervisões são necessárias e indispensáveis, seja de forma remota seja de forma presencial, sendo importante o beneficiamento dos aspectos positivos e as superações dos aspectos negativos, independente do modelo adotado.Publicado
2021-01-01
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XXX Encontro de Extensão
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