A SUPERVISÃO DO PLANTÃO PSICOLÓGICO EM UM CONTEXTO PANDÊMICO NA CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA

Autores

  • Laila Dutra de Oliveira Silva
  • Luan Sales Cavalcante Barbosa
  • Débora Maria de Oliveira Alexandre
  • Jurema Barros Dantas

Resumo

Os serviços da clínica escola de Psicologia têm como finalidade auxiliar na formação dos alunos, proporcionando condições para a aplicação de teorias na prática clínica. O presente trabalho visa realizar uma breve exposição da supervisão na clínica escola de psicologia da Universidade Federal do Ceará, em um contexto pandêmico, a partir de uma modalidade emergencial, o plantão psicológico, ressaltando as vantagens e as desvantagens do uso do modelo remoto. Foram usadas metodologias de pesquisa qualitativa, por meio de observação e de diário de campo. Nesse contexto de pandemia, as supervisões estão ocorrendo uma vez por semana, durante quatro horas e de forma remota. No que tange aos aspectos positivos, foi possível observar o caráter geográfico, visto que não é necessário o deslocamento até a clínica, diminuindo os gastos, com transporte e com alimentação, e o estresse no trânsito, por exemplo, o que torna o encontro mais flexível. Em relação as desvantagens, foram ressaltadas as dificuldades na qualidade do serviço, em vista dos problemas com a rede de internet durante as reuniões e da quantidade de ruídos no local em que os participantes se encontram. Conclui-se que a relevância desse serviço de supervisão apresenta-se tanto para os alunos, visto que possibilita uma reflexão crítica sobre os casos juntamente com os plantonista, a partir de uma orientação especializada, quanto para os clientes, os quais recebem um atendimento psicológico com maior propriedade. Desse modo, as supervisões são necessárias e indispensáveis, seja de forma remota seja de forma presencial, sendo importante o beneficiamento dos aspectos positivos e as superações dos aspectos negativos, independente do modelo adotado.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão