A UTILIZAÇÃO DE UMA METODOLOGIA ALTERNATIVA COMO INSTRUMENTO DE ENSINO E APRENDIZADO DENTRO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores

  • Manuela de Sousa Oliveira
  • Carlos Eduardo Arruda Lima
  • Ana Sarah Laurindo Pinto
  • Bruna Stephanie Pianco de Souza
  • Francisco Moisés Ferreira de Sousa
  • Rogerio Pinto Giesta

Resumo

INTRODUÇÃO: A participação de alunos da universidade em projetos de extensão é de extrema importância para o relacionamento com a comunidade na qual a instituição se insere e para a solidificação do aprendizado dos alunos. A oportunidade de estudar um tema de maneira mais aprofundada permite abordagens distintas das que são utilizadas em sala de aula. Dessa forma, o uso de metodologias alternativas, como parte de um projeto de extensão, se torna essencial para o firmamento e a disseminação do conhecimento estudado. OBJETIVO: Descrever uma estratégia metodológica utilizada como porta de entrada para um projeto de extensão e salientar a importância do uso de metodologias alternativas para o aprendizado. METODOLOGIA: A estratégia de escolha foi o uso de um urso de pelúcia, a fim de apresentar um trabalho sobre o tema “Atendimento Pré-Hospitalar Para Vítima de Queimadura Térmica” para os membros do Núcleo de Urgência e Emergência Pré-Hospitalar (NUEMPH). Dessa forma, a pelúcia foi utilizada em fotografias, com o intuito de demonstrar as fases de um atendimento à vítima de queimadura térmica. A apresentação iniciou-se com um breve caso clínico, seguida da explicação passo-a-passo do protocolo de atendimento, com fotografias ilustrativas em cada etapa, além de elementos improvisados para a encenação do caso. RESULTADOS: A conclusão do trabalho possibilitou a aprovação do candidato no processo seletivo do NUEMPH, sendo bem recebida e elogiada pelos membros do projeto. A apresentação serviu, inclusive, como inspiração para outras atividades de ensino e de mídias sociais do projeto, além de ter sido prazerosa e enriquecedora durante o processo de produção. CONCLUSÃO: A utilização de metodologias que vão além do padrão observado comumente possibilita a expansão do conhecimento e o incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades, permitindo, desse modo, a construção de caminhos alternativos que promovam o alcance de novos públicos e de metas pessoais e profissionais.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão