A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA
Resumo
As redes sociais têm se tornado um ambiente de grande relevância no que tange à divulgação científica nos últimos anos. A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) tem como um dos objetivos principais o estímulo ao estudo da química pelos estudantes de graduação dos cursos de química e áreas afins. Com vistas a fomentar ainda mais esse público a essa prática e tendo em mente a força das redes sociais, utilizou-se o Instagram como ferramenta de divulgação a fim de instigar a curiosidade científica desses jovens, bem como, ampliar o alcance do projeto. Esse procedimento foi realizado por meio de postagens contextualizadas e interdisciplinares no feed do Instagram da olimpíada que, ao mesmo tempo que traziam informações acerca do conteúdo programático exigido na olimpíada, relacionava-os ao conhecimento social e histórico. O conteúdo dos posts foi pesquisado, elaborado e editado pelos bolsistas em que cada um exercia uma função específica no processo. As postagens ocorriam uma vez por semana e as funções desempenhadas pelos bolsistas eram rotativas. A utilização do Instagram para tal fim tem se mostrado promissora e o alcance do Instagram da OBESQ tem crescido significativamente. Além do citado à priori, a elaboração de conteúdo pelos bolsistas têm contribuído para o desenvolvimento cognitivo desses, uma vez que o conteúdo postado deve ser estudado e revisado a fim de que seja levado ao público de forma clara e verídica.Publicado
2021-01-01
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XXX Encontro de Extensão
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