A UTILIZAÇÃO DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DA OLIMPÍADA BRASILEIRA DO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA

Autores

  • Milena Carlota Lima
  • Nilce Viana Gramosa Pompeu de Sousa Brasil

Resumo

As redes sociais têm se tornado um ambiente de grande relevância no que tange à divulgação científica nos últimos anos. A Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) tem como um dos objetivos principais o estímulo ao estudo da química pelos estudantes de graduação dos cursos de química e áreas afins. Com vistas a fomentar ainda mais esse público a essa prática e tendo em mente a força das redes sociais, utilizou-se o Instagram como ferramenta de divulgação a fim de instigar a curiosidade científica desses jovens, bem como, ampliar o alcance do projeto. Esse procedimento foi realizado por meio de postagens contextualizadas e interdisciplinares no feed do Instagram da olimpíada que, ao mesmo tempo que traziam informações acerca do conteúdo programático exigido na olimpíada, relacionava-os ao conhecimento social e histórico. O conteúdo dos posts foi pesquisado, elaborado e editado pelos bolsistas em que cada um exercia uma função específica no processo. As postagens ocorriam uma vez por semana e as funções desempenhadas pelos bolsistas eram rotativas. A utilização do Instagram para tal fim tem se mostrado promissora e o alcance do Instagram da OBESQ tem crescido significativamente. Além do citado à priori, a elaboração de conteúdo pelos bolsistas têm contribuído para o desenvolvimento cognitivo desses, uma vez que o conteúdo postado deve ser estudado e revisado a fim de que seja levado ao público de forma clara e verídica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão