ABORDAGEM DE TEMAS DE ENDOCRINOLOGIA REPRODUTIVA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO POR MEMBROS DA LIGA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA (LIEM-UFC): UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores

  • Adriel Ashley de Sousa Alves
  • Manoel Ricardo Alves Martins

Resumo

Introdução: Dentre as diversas alterações que surgem no período da adolescência, o desenvolvimento da sexualidade é um dos mais relevantes, sendo a escola um local privilegiado para a implementação de medidas que promovam a educação sexual desse público1. Justificativa: Cabe à escola o dever de promover integralmente a educação do adolescente, abordando e discutindo, inclusive, a sexualidade, por meio da exposição de temas de educação sexual1. Diante disso, a LIEM buscou agir no propósito de suplementar o ensino desse tópico tão importante para esse público alvo. Metodologia: Na escola Professora Diva Cabral (Fortaleza-CE), da rede pública de ensino, foi ministrada uma palestra virtual (Google Meet) para os alunos da 3ª série do ensino médio, do dia 05 de maio de 2021, sobre os temas: ciclo menstrual e métodos contraceptivos. Resultados e Discussão: Três membros da LIEM alternaram-se na abordagem dos temas previamente citados, buscando ampliar o conhecimento do público sobre as alterações hormonais sofridas no período da adolescência e expor os principais métodos contraceptivos disponíveis, destacando a importância do seu uso para evitar ISTs, bem como a gravidez indesejada. Por se tratar de um tema que desperta o interesse dos alunos e que ainda sofre diversos estigmas na sociedade, o debate tornou-se bastante dinâmico e participativo, contando com diversas críticas como, por exemplo, foi a carência de fármacos anticoncepcionais para o público masculino. Conclusão: A vivência dos membros da liga pôde somar à formação educacional dos estudantes da escola Diva Cabral e amenizar as lacunas existentes nesse setor. Referências: 1. Silva, Sílvia Manuela Dias Tavares da et al. Diagnóstico do conhecimento dos adolescentes sobre sexualidade. Acta Paulista de Enfermagem [online]. 2020, v. 33

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão