ACESSIBILIDADE EM AÇÃO

Autores

  • Wesley MilitÃo Fernandes Mendes
  • Davi CÂndido da Silva

Resumo

O curso básico de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais organizado pelo projeto de extensão Acessibilidade em Ação e desenvolvido pela Secretaria objetiva ensinar noções básicas de Libras, além de desmitificar conceitos a respeito da comunidade surda e difundir a língua de sinais. Com o cenário de pandemia que se estende até os dias atuais, houve uma necessidade de readaptar a metodologia e os materiais didáticos do curso para que pudesse cumprir com efetividade seus objetivos utilizando do ensino remoto. Para tanto, utilizamos da plataforma digital do google meet para realizarmos encontros virtuais de forma síncrona e o desenvolvimento de atividades assíncronas encarando esse desafio de manter as atividades do projeto em meio a nova realidade. Desde o início do isolamento social e até o desenvolvimento desse presente trabalho somamos 5 turmas realizadas e mais de 200 certificados entregues. No ano de 2021, ainda em um cenário de pandemia foi aberta uma 5° turma onde separamos 50% das vagas para alunos e público externo e 50% das vagas para servidores docentes e técnicos. Para essa turma em específico o numero de vagas disponibilizadas foi maior do que as anteriores, contando com mais de 80 inscritos presentes no primeiro dia de aula. Mantendo o padrão de comunicação direta com os alunos aplicou-se um questionário de avaliação do curso, com 12 questões subdivididas em 3 áreas que buscavam compreender a concepção dos participantes no que tange a: 1- Divulgação/organização e estruturação do curso; 2 – Relevância temática e dos conteúdos; 3 – Didática e metodologias aplicadas. O formulário foi respondido por 43 participantes que de modo geral, avaliaram positivamente o curso. Analisando tais dados concluímos que obtivemos êxito quanto à adaptação didático-metodológica e que como projeto de extensão conseguimos atingir o público externo à universidade e que avançamos quanto ao engajamento interno, sobretudo de servidores docentes e técnicos.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão