ACOMPANHAMENTO EM AMBULATÓRIO DE UROLOGIA COMO FORMA DE SUPRIR A REDUÇÃO DE PRÁTICAS NO CURSO DE MEDICINA

Autores

  • Geysa Vieira Marinho
  • Karla Geovana Vasconcelos Nascimento
  • Andressa dos Santos Portas
  • Valdimir Ferreira Maciel
  • Maria Luana de Oliveira Andrade
  • Ricardo Reges Maia de Oliveira

Resumo

Introdução: A rotina de ambulatórios faz parte da grade curricular do curso de medicina e contribui para a maior parte do aprendizado das habilidades médicas. Em vista da pandemia por Covid-19, os ambulatórios para acadêmicos foram reduzidos e substituídos por discussões teóricas virtuais. Nesse contexto de redução de atividades práticas, ressalta-se a oportunidade de acompanhamento ambulatorial por meio da Liga de Urologia e Transplante Renal (LUTREN), que aumentou o contato de seus integrantes com a vivência prática, impactando positivamente na formação médica destes. Objetivo: Relatar a experiência do acompanhamento de ambulatórios de urologia no Hospital Universitário Walter Cantídio por integrantes da LUTREN. Metodologia: Com o retorno das atividades acadêmicas em ambulatórios, após o período mais crítico da pandemia por Covid-19, os integrantes da LUTREN acompanharam semanalmente as atividades ambulatoriais, participando ativamente dos atendimentos e das discussões clínicas. Resultados: Essa atividade permitiu aos integrantes do projeto um contato maior com a prática médica que outros acadêmicos de semestre similar, principalmente no contexto de pandemia, em que o número de ambulatórios na grade curricular normal está reduzido. Conclusão: A oportunidade de acompanhar ambulatórios é um potencial método para reduzir as carências educacionais geradas pela pandemia e pelo período de redução das atividades presenciais, pois a maior vivência prática da rotina médica possibilita melhor desenvolvimento de habilidades em anamnese, raciocínio clínico e relacionamento médico-paciente, princípios fundamentais para a boa formação médica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão