ANÁLISE DA EFICÁCIA DA APLICAÇÃO REMOTA DE PÓS E PÓS-TESTE NA CONSOLIDAÇÃO DO APRENDIZADO EM CURSO DE ANTOMIA E CICLO CARDÍACO

Autores

  • Lucas Matheus Medeiros de Castro
  • Antônio Horácio Veras Falcão Filho
  • Thissiane dos Santos Bezerra
  • Elton Lencastre Morais Bessa
  • Roberta Gonçalves Barroso Teixeira
  • Antonio Augusto Guimaraes Lima

Resumo

INTRODUÇÃO: O sistema cardiovascular é um dos responsáveis pelo funcionamento do organismo humano. Afinal, é ele que faz o bombeamento do sangue, levando oxigênio a todas as células do corpo. Entender a anatomia cardiovascular e o ciclo cardíaco, portanto, é indispensável para qualquer profissional da área da saúde e que deseja proporcionar longevidade e qualidade de vida aos pacientes. Dessa forma, a Liga do Coração, projeto de extensão da UFC, para orientar quanto a esse tema tão significativo, realiza um curso de introdução à Cardiologia para alunos da graduação de Medicina que desejam participar do processo seletivo da liga. OBJETIVO: Pretende-se comprovar a eficácia da utilização de pré e pós-testes online como forma de analisar a aquisição de conhecimento sobre a aula de anatomia e ciclo cardíaco. METODOLOGIA: Foram aplicados questionários com 8 perguntas-padrão aos 11 alunos participantes do curso, incluindo alunos do semestre 0 ao 6, antes e após a aula, através do aplicativo google forms. O curso foi realizado no início de julho 2021, com aulas ministradas apenas por membros do projeto de extensão e disponibilizadas de modo assíncronas no google classroom. Os resultados com o número de acertos antes e após a aula foram organizados no Excel. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O resultado obtido no pré-teste por uma média aritmética simples foi de 6,9 acertos, isso corresponde a 86,25% de acerto da prova, já a média de acertos no pós-teste foi de 7,7, correspondendo a 96,25% das questões. A partir desses resultados, podemos observar que houve um aumento de 10% de acertos do pós-teste em relação ao pré-teste. CONCLUSÃO: A eficácia da aplicação de questionários online do google forms como método de investigação de aprendizagem foi ratificada, uma vez que se constatou o aumento na quantidade de acertos em relação aos dois períodos avaliativos da aula.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão