ANÁLISE DA GESTÃO DA REVISTA CONTEXTUS

Autores

  • Carlos Eduardo Felix
  • Gabriela Damasceno Dias
  • Ana Beatriz Magalhães Carvalho
  • Diego de Queiroz Machado
  • Alane Siqueira Rocha
  • Marcia Zabdiele Moreira

Resumo

A Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão é um periódico vinculada à Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará (FEAAC/UFC). Fundada em 2003, a revista exerce a função de incentivar debates e propagação do conhecimento aos temas relacionados à Administração, Contabilidade e Economia. Com isso, o periódico se trata de um projeto de extensão universitária que tem um papel social de grande importância na formação do discente, proporcionando uma vivência maior dentro do universo científico. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar a missão; escopo; periodicidade; regras; fluxo editorial; sistema de publicação; e a contribuição da revista na formação acadêmica como extensão universitária. Para o alcance deste objetivo, realizou-se uma pesquisa com dados secundários a partir das informações contidas no próprio site do periódico. Dos resultados, foi possível concluir que a revista tem a missão de interagir com diferentes públicos e instituições, tendo o escopo na qualidade da pesquisa, visto que segue as normas de boas práticas da ANPAD, aceitando trabalhos desenvolvidos com diferentes perspectivas teóricas, metodológicas, interdisciplinares e críticas, desde que se enquadrem em sua linha editorial, tendo, a partir de 2020, a periodicidade de publicação em fluxo contínuo com uma edição anual regular, cuja abertura e fechamento se dá, respectivamente, nos meses de janeiro e dezembro de cada ano. Além disso, os discentes bolsistas do programa de extensão participam com atividades inerentes à gestão da revista como a indexação dos artigos nas bases internacionais e divulgação nas mídias sociais, assim como formatação dos artigos recebidos. Portanto, a revista proporciona aos bolsistas do programa de extensão, a vivência empírica no campo da ciência ao lado da teoria aprendida em sala, além da difusão e contribuição do conhecimento científico.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão