ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO PROJETO DE EXTENSÃO PROAQUA NO ANO DE 2021
Resumo
O projeto de extensão PROAQUA vem atuando desde 2016 em suporte à atividade de aquicultura no Ceará e em estados vizinhos. Durante esse período, inúmeras atividades, in situ e ex situ, foram desenvolvidas com o intuito de aproximar a Universidade do setor aquícola, que é um dos pilares da prática extensionista. Considerando a relevância do projeto, foi objetivada nesta pesquisa uma análise da percepção da ação de extensão no âmbito da comunidade acadêmica e externa. Para isso, foi criado um formulário (Google Forms) que constou de perguntas optativas subdivididas em: (1) Identificação geral, (2) Sobre o conhecimento do PROAQUA, (3) Sobre o interesse nas ações do PROAQUA e (4) Sobre o interesse em receber informações do PROAQUA. O formulário ficou disponível para resposta durante o mês de agosto de 2021. Como resultados, foram obtidos 133 formulários-resposta, dos quais 83 pessoas responderam que não conheciam o projeto. Outrossim, 35 respondentes disseram que já fizeram uso das ações do PROAQUA. Também foi possível verificar que 91 respondentes se identificaram como sendo acadêmicos, dos quais 59 são vinculados a alguma graduação e 32 à Pós-Graduação. Os respondentes foram dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Maranhão, Pará, São Paulo, Bahia, Goiás e Santa Catarina. Além disso, 118 respondentes sentiram interesse em participar de algum curso promovido pelo PROAQUA e 123 respondentes tiveram interesse em ter mais informações do PROAQUA em alguma rede social. Com essa análise de percepção do projeto, foi possível estabelecer metas para 2022, dentre as quais estão a criação de uma conta nas redes sociais e a organização de cursos/mini-cursos como forma de aproximar também a comunidade acadêmica. Considera-se, portanto, que o projeto PROAQUA vem atingindo seu objetivo por oferecer serviços e trocas de conhecimento com a sociedade até o momento.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Extensão
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