ANÁLISE DE PONTOS DE EQUILÍBRIO E DE CUSTO-VOLUME-LUCRO PARA UMA ÓPTICA LOCALIZADA NA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA

Autores

  • Mauro Vitor da Costa Silva
  • José Candido Brito Neto
  • Lucas Farias de Sousa
  • Vitória Gurgel Montesuma
  • Maxweel Veras Rodrigues

Resumo

Segundo Braga (2014) todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para a obtenção de lucros. O comércio varejista de artigos de óptica tem crescido no Ceará - em 2016, o setor registrou faturamento anual de mais de 400 milhões de reais e gerou mais de 3,7 mil empregos diretos no Estado, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica). Contudo, microempreendedores ainda têm grandes dificuldades para precificar e entender a estrutura de custos de seus negócios. Ademais, vale ressaltar que com o advento das tecnologias da informação e aumento da competitividade nos ambientes de negócio as pressões por preços se tornaram ainda mais significativas, tornando mais relevante do que nunca o entendimento e participação da contabilidade de custos nos negócios, sendo inclusive um fator de diferenciação para microempreendedores, esse entendimento permite-os trabalhar com preços competitivos e tomar decisões de maneira mais ágil e assertiva. Nesse contexto, este trabalho analisa o ponto de equilíbrio do negócio e faz uma análise de custo-volume-lucro para uma microempreendedora do setor óptico da região metropolitana de Fortaleza, no Ceará, objetivando compreender a partir de quantas vendas a empresa passa a gerar lucro e qual a quais as relação entre custos e lucros variando o volume de vendas nesse negócio. Sendo está uma contribuição metodológica para empresários e microempresários adotarem como práticas em seus negócios, promovendo mais controle, organização e agilidade na tomada de decisão estratégica.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão