ANÁLISE DO ENGAJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS UTILIZADAS PARA DIVULGAÇÃO DO CENTRO DE SIMULAÇÃO DO COMPLEXO HOSPITALAR DA UFC/EBSERH

Autores

  • Lucas Eduardo Lucena Cardoso
  • Samilla Ferreira Dantas
  • Beatriz Amorim Beltrão
  • Virgínia Oliveira Fernandes Cortez
  • Renan Magalhães Montenegro Júnior
  • Erika Gondim Gurgel Ramalho Lima

Resumo

Introdução: O Centro de Simulação do Complexo Hospitalar da UFC (CH-UFC/EBSERH) disponibiliza infraestrutura e recursos para proporcionar à residentes e graduandos o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes por meio de práticas simuladas. O projeto Comunicação Integrada em Pesquisa, Ensino, Saúde e Comunidade (CIPESC) criou mídias sociais para ajudar a divulgar ações que vem sendo realizadas neste sentido, além de difundir, entre a comunidade acadêmica, oportunidades para utilização do Centro de Simulação do CH-UFC/EBSERH. Objetivo: Analisar o impacto das mídias sociais na divulgação do Centro de Simulação do CH-UFC/EBSERH. Metodologia: Estudo quantitativo realizado a partir de informações de engajamento e postagens nas plataformas do Instagram e do Youtube. As contas foram criadas em maio de 2021 e são administradas por integrantes do CIPESC para compartilhamento de vídeos sobre estrutura física do Centro, métodos para simulação e depoimentos de usuários. Resultados: Até o momento atual, cinco postagens foram realizadas em cada uma das plataformas. Os vídeos publicados no Youtube foram visualizados, em média, 42 vezes e o canal possui 20 inscritos. Um dos vídeos postados na plataforma obteve engajamento superior à média, com 154 visualizações. Já a conta do Instagram possui 83 seguidores e as cinco postagens tiveram média de 50 visualizações e 20 curtidas. Os conteúdos postados compreenderam desde exposições da estrutura e acervo do Centro até a reprodução de cenários clínicos simulados no local. Conclusão: Maior engajamento em termos de número de pessoas foi observado no Instagram devido ao algoritmo mais instantâneo e interativo da plataforma. Já o Youtube teve maior impacto quando avaliado o número global de visualizações das postagens, caracterizando uma plataforma de uso mais direcionado. Ambas as mídias viabilizaram bons índices de divulgação do Centro de Simulação do CH-UFC/EBSERH, atestando a importância das redes sociais nesse sentido.

Publicado

2021-01-01

Edição

Seção

XXX Encontro de Extensão